TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia

Trabalho Escolar: Histologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 6

Questões de revisão

1- Estude as principais características do Tecido epidérmico. Qual tecido reveste a nossa pele?

2-Estude todas as características funcionais do Tecido Hematocitopoiético (formado na Medula Óssea) e detenham-se nas FUNÇÕES dele e das células produzidas.

3-O que acontece com o ENDOMÉTRIO quando o óocito (anteriomente chamado de Óvulo) não é fecundado? RELACIONAR com as fases HORMONAIS...FSH/LH, Estrógenos e Progesterona.

4-Em lâmina estudada e visualizada no laboratório, a Traquéia é um órgão oco e é revestido por um tecido próprio. Assim, como a Bexiga que também possui certas peculiaridades...Quais tecidos estão relacionados a estes tecidos?

5-Estudem: Principais características teciduais e funcionais entre os Tecidos Epitelial e Conjuntivo.

6-Quais as funções específicas das Linhagens Mielóide e Linfóide? Que células possuem a função de formação dos Linfócitos B e que eu falei em sala de aula 20.000 vezes???

7-estrutura básica do ser humano se dá a partir da fomação do Zigoto. Estudem as diferenças entre esta unidade celular e as células PLURIPOTENTES...Onde se dá a formação destas células e quais os ÓRGÃOS envolvidos???? Vamos estudar....

8-Qual a função da Medula óssea, Timo e Baço ???

9- Nomenclatura e interpretação dos índices HEMATIMÉTRICOS nas anemias e imunidade do paciente.

10-A varicole é uma vasodilatação de veias no escroto. Na espermatogênese, qual o órgão e a função desta célula germinativa? Caso esta patologia não seja tratada o que poderá ocorrer neste homem?

11- Em um processo infeccioso foram realizados diversos exames clínicos e laboratoriais. Um desses exames, o Hemograma, sempre surge como um bom norteador quanto a forma da intervenção clínica e farmacológica. Explique detalhadamente TUDO o que se realaciona a este exame, sua importância e a sinonímia relacionada a este exame...ESTUDEM desde a formação das células, alterações e relação com infecções

12- A partir da aula e assunto relacionado no plano de ensino, vejam com carinho os HORMÔNIOS relacionados com a fase menstrual de uma mulher...Todos...

13- Em lâmina estudada na aula prática observamos "espaços em branco" na lâminas histológicas. Qual tecido está relacionado com esta característica e suas principais funções...

14-Síndromes embrionárias decorrem de fatores genéticos. Em sua grande maioria, são doenças autossômicas recessivas e que geram indivíduos inférteis. No tocante a um problema fisiológico que leve a uma mulher a obstrução em tuba uterina, o que aconteceria com a sua fertilização?

15-ESTUDEM as funções específicas dos 4 principais tecidos que compõe o organismo humano. Tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

16-Qual a função das trabéculas ósseas dos ossos longos e chatos?

17-O colágeno é uma proteína encontrada na derme que tem a função de proteger esta contra as tensões físicas e trações. E a função da queratina nos tecidos epitelias de revestimento?

18- Quando ocorre um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) há uma possível formação de trombos oclusivos. Qual a célula envolvida na formação da agregação plaquetária? Que Tecido Histológico dá origem a estes fragmentos celulares? Qual a função do Megacariócito?

19-Explique a formação das Plaquetas, Leucócitos e Eosinófilos.

20-Há diferenças entre PLASMA e SORO?

21-BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL:

22-No primeiro período gestacional de uma mulher, 1/3 das anomalias genéticas são decorrentes das autossomias. PORÉM, os 2/3 são decorrentes dos fatores exógenos ou externos. Caso haja uso excessivo de medicamentos, drogas, exposição à radiação ocorreria, possivelmente o que numa grávida?

23-Diferenciar e ESTUDAR detalhadamente as seguintes ações realizadas na Embriogênese: Gametogênese, oogênese, espermatogênese, Fecundação, Nidação.

24-Sobre o BLASTÔMERO: como se dá a sua formação e a importância na formação do indivíduo?

25- Em um processo viral, onde o agente agressor é o vírus da DENGUE, ocorre uma PLAQUETOPENIA, na grande maioria das vezes. Baseando-se na aula exposta sobre a ação do vírus sobre este elemento celular, explique a plaquetopenia na DENGUE.

26- Numa anemia, baixa imunidade, infecção bacteriana e alergia ocorrem, respectivamente que DIMINUIÇÃO de células sanguíneas?

27- Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), ativação celular, proliferação celular, diferenciação final em plasmócitos e células de memória, secreção de anticorpos pelos plasmócitos, são sequencias relativas aos Linfócitos B. Qual a importância destas células na resposta imunitária?

28-No estudo das NEOPLASIAS, vimos que há fatores extrísecos e intrínsecos no desenvolvimelto do CÂNCER. Estude: o que seja uma neoplasia e principais diferenças entre CARCINOMA, SARCOMA, OSTEOSARCOMA e Carcinome "in situ".

29-Os Bacilos de Doederlein, presente no Tecido Genital Feminio, degradam o glicogênio presente nas células e produzem o Ácido Láctico, diminuindo assim o pH vaginal. Isto favorece a proteção feminina e dificulta o espermatozóide a fecundar o oócito. Explique, então, o que ocorre se houver mudanças deste pH por uma vaginite fúngica?

30-Quando um indivíduo é alérgico, apresenta rinite quando em contato com um imunógeno. No caso de poeira ou fuligem, o principal fator (antígeno) desencadeador é o ácaro ou poeira inorgânica. Quando o organismo é sensibilizado, sintetiza grandes quantidades de IgE. Após um novo contato há ativação de mastócitos e basófilos e liberação do mediador químico histamina, que reflete nos efeitos de elevação da secreção de glândulas nasais e brônquicas, levando aos quadros de coriza acentuada. Explique a formação da IgE.

31-Que tecido é representado nesta imagem, podendo ser reconhecido pelas ESTRIAS transversais inerente a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com