TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Prova Histologia

Por:   •  23/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Embriologia

GAMETOGÊNESE

É o processo de formação e desenvolvimento de células geradoras especializadas denomidas gametas ou células germinativas.

Durante esse processo o número de cromossomos é reduzido à metade (meiose) e a forma da célula modificada.

O processo de maturação é chamado de ESPERMATOGENESE, nos machos, e OVOGENESE nas fêmeas.

OOGÊNESE

Atividade Mitótica das Oogôonias: Período Germinativo ou de Proliferação

Essa atividade prossegue por toda a vida nos invertebrados, e se limita ao inicio do desenvolvimento dos vertebrados superiores. Todas as divisões mitóticas das oogônias completam-se e elas entram em prófase meiótica durante a vida embrionária ou logo após.

Término da multiplicação das oogônias

Durante a vida fetal - Ruminantes, roedores, suínos e humanos (mulher as oogônias cessam de se dividir mitóticamente e entram em meiose ao redor da 15° semana)

Período Pós-Natal – Carnívoros e Lagomorfos (coelhos e lebres)

Nas aves, o período germinativo termina 4 a 8 dias antes de eclosão.

Após o período de proliferação, as oogônias aumentam de volume e iniciam a fase meiótica e param na prófase meiótica l, sendo chamadas de oócitos de primeira ordem (cito l). Quando a fêmea atinge a maturidade sexual, a cada ciclo, um determinado número de oócitos de primeira ordem progride na meiose.

Na maioria dos mamíferos a 1° divisão meiótica (reducional), que converte o cito I em cito II ocorre imediatamente antes da ovulação (exceto cadelas e éguas que ocorre após a ovulação.

A segunda divisão meiótica (equacional), que converterá o oócito II em ovótide ou óvulo, só ocorre se houver fecundação. Nos humanos os oócitos permanecem no período de diplóteno da prófase I até a puberdade, então, a cada ciclo, um grupo continua a meiose, mas, apenas um atinge cito II (metáfase II), quando então é ovulado. (muitos permanecem em meiose por varias décadas, demonstrando que não é um processo contínuo com a espermatogênese)

Tipos de Ovos

Crescimento do ovócito – aumento quantitativo do citoplasma

- elaboração e distribuição regular de varias inclusões

- síntese de vitelo

Vitelo

Não é uma substancia definida, mas um termo morfológico. A composição química deste pode variar. É constituído de proteínas, fosfolipídios e gorduras neutras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com