TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido (1): Introdução à Histologia e Métodos.

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido (1): Introdução à Histologia e Métodos.

1) Definir a histologia.

A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento. O estudo das células começou no século XVI, quando os cientistas da época inventaram o primeiro microscópio. Os tecidos de nosso corpo podem ser classificados em tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Alguns tecidos são formados por células que possuem a mesma estrutura; outros são formados por células que têm diferentes formas e funções, mas que juntas colaboram na realização de uma função geral maior, denominadas tecidos.

2) Quais são as principais fases do trabalho histológico?

A sequência do trabalho histológico consiste na fixação dos tecidos, desidratação, inclusão, microtomia, banho-maria/pescagem, coloração e montagem das lâminas/observação.

Inicialmente, há o processo de FIXAÇÃO, onde se utiliza o formol para evitar o processo de autólise da célula, impedir a destruição do tecido por procariontes, endurecer o material para melhor tratamento posterior e aumentar a capacidade de coloração do material.

Na etapa de DESIDRATAÇÃO o material é mergulhado em frascos com concentrações crescentes de álcool a 70%, 85%, 95% e absoluto (99% de pureza).

Na DIAFANIZAÇÃO (ou clareamento) utiliza-se o xilol para permitir melhor a penetração de parafina na peça, são necessários de três banhos de xilol.

A quarta etapa é a INCLUSÃO onde o material é posto em recipientes contendo parafina líquida e colocado em estufa na temperatura adequada, até que sejam feitos três banhos de parafina, cada um com duração de 30 minutos. Em seguida, faz-se o derramamento do material junto com a parafina em uma forma plástica.

Na MICROTOMIA, os blocos de parafina são cortados para a obtenção de cortes do material a ser analisado, para isso é preciso utilizar um aparelho chamado micrótomo.

Depois dos cortes, o material passa por um processo de BANHO-MARIA, onde serão distendidos em água a 40º C em aparelho aquecedor com termostato para evitar microdobras no material. A PESCAGEM consiste em mergulhar a lâmina na água e coletar o material esticado que está na água. Em seguida a lâmina é colocada sobre uma platina aquecedora para que seja feita a secagem.

Para que a COLORAÇÃO seja feita, é preciso reidratar o material e corá-lo com algum corante como a hematoxilina (corante básico) ou a eosina (corante ácido), embora existam também outras substâncias utilizadas para conferir cor à amostra.

A última fase do trabalho histológico é a MONTAGEM onde se coloca uma gota de resina sobre o corte ou sobre uma lamínula para que a resina se espalhe e o material possa ser observado com auxílio do microscópio.

3) Qual é a fase mais importante e por quê?

A fase mais importante da preparação histológica é a fixação, que serve para inibir ou interromper a autólise tecidual; proteger, através do endurecimento, os tecidos moles no manuseio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com