TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia Oral

Artigos Científicos: Histologia Oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1)

A intrusão de um dente decíduo, decorrente de trauma dento alveolar, pode provocar ruptura do epitélio reduzido do dente permanente correspondente, com consequente exposição do esmalte ao conjuntivo da vizinhança. Esta situação pode provocar reabsorção do esmalte e/ou deposição de cemento na superfície do esmalte exposto.

Explique com fundamentos histológicos a frase sublinhada.

Resposta:

Com a ruptura do epitélio reduzido causado pelo trauma, ocorrerá a exposição da matriz mineralizada do esmalte ao conjuntivo da vizinhança. Desse modo, os cristais de hidroxiapatita atrairão os clastos que são responsáveis pela reabsorção do esmalte. Já a deposição de cemento na superfície do esmalte exposto ocorre devido a uma indução química causada pela pequena parte orgânica do esmalte, as amelogeninas. Através dessa indução química, as células do folículo se diferenciam em cementoblastos que depositam uma fina camada de cemento sobre o esmalte exposto. Esse processo ocorre também na raiz do dente. De acordo com a hipótese, a bainha epitelial radicular de Hertwig, antes de se fragmentar deposita uma camada hialina rica em amelogeninas sobre a dentina radicular, o que induz a diferenciação das células do folículo em cementoblastos, produzindo cemento.

Questão 2)

O Tratamento endodôntico torna o dente mais friável (quebradiço).

Explique com fundamentos histológicos essa afirmação.

Resposta:

O tratamento endodôntico torna o dente mais friável, pois, remove a polpa dental, impedindo o fluido de percorrer a dentina. Com a remoção da polpa, ocorre a perda da pré-dentina e a dentina se torna um tecido mineralizado não vital. Assim, o dente se torna mais quebradiço.

Questão 3)

O procedimento de preparo cavitário para restauração dental não deve deixar esmalte sem suporte de dentina íntegra (saudável).

Explique com fundamentos histológicos essa afirmação.

Resposta:

A dentina é um tecido muito duro, mais que o osso e o cemento, embora seja mais mole e, portanto mais radiolúcida do que o esmalte.

A dentina é constituída por: matéria inorgânica (70%), matéria orgânica (20%) e água (10%). Esta composição varia com a idade do dente, devido a sua mineralização progressiva, mesmo já estando totalmente formado. A porção inorgânica consiste de sais minerais sob a forma de cristais de hidroxiapatita. A porção orgânica consta de fibras colágenas (17%), dispostas em pequenos feixes ao redor e entre os prolongamentos odontoblásticos. Estas fibras são unidas e cimentadas pela substância amorfa de natureza glicoproteica (lipídios, glicosaminoglicanas e compostos proteicos). Devido a esse arranjo em rede das suas fibras colágenas, a dentina apresenta considerável elasticidade, cedendo mediante pressões, e com isso, amortece as forças mastigatórias impostas sobre o esmalte, impedindo que o mesmo se frature.

Por isso que as macrocavitações são formadas por fratura do esmalte sem suporte de dentina hígida. Quando temos metade ou mais da área dos planos inclinados das cúspides sem suporte de dentina integra (saudável), as forças incidentes durante a mastigação causam a fratura do esmalte, formando uma cavidade retentiva. Dessa forma o procedimento de preparo cavitário para restauração dental não deve deixar esmalte sem suporte de dentina hígida.

Questão 4)

Existem pequenos canais que ligam a polpa dental ao ligamento periodontal. Esses canais são formados durante a rizogênese e podem levar infecções periodontais até a polpa dental e vice-versa. Como são formados esses canais?

Resposta:

Estes canais são formados por consequente não formação dos odontoblastos (que não produzirão dentina), havendo a formação de um túbulo que comunica a polpa ao ligamento periodontal. Esses canais são formados quando há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com