TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Vigilancia Em Saude

Exames: Historia Da Vigilancia Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

A História da Vigilância Sanitária

Desde a Idade Antiga existem preocupações com a vigilância sanitária, a humanidade desconhecia quais eram os processos que faziam pestes como cólera e varíola entres outras se propagarem tão rapidamente, porém sabiam que agua e alimentos eram uma forma de disseminação da doença. Conforme a população aumentava junto cresciam os problemas se tornando assim cada vez mais complexos.

A vigilância Sanitária teve início no Brasil entre o século 18 e 19m já na Europa teve início antes entre o século 17 e 18, surgindo assim os primeiros passos da vigilância sanitária, a agua passou a ser transportada em aquedutos (que para aquela época era uma tecnologia de ponta) para evitar contaminação, várias outras ações foram tomadas com meio de evitar a propagação de doenças.

O Crescimento desordenado das cidades são um risco para a saúde da população, pois cresce o lixo, aumenta necessidade de agua potável a carência de hospitais cresce pois não são capacitados para atender tantas pessoas entre outras coisas.

Para as cidades pequenas a vigilância sanitária também e de grande importância já que também precisam de hospitais adequados, alimentos sem risco de contaminação, agua potável, remédios, saneamento básico. A parte rural das cidades usam muitos agrotóxicos em suas lavouras ocasionado assim um grande risco a saúde no qual a vigilância sanitária deve estar a par caso ocorra danos à saúde desses agricultores e também de pessoas que compram os alimentos destes.

A Construção do SUS

Nos anos 80, a Reforma Sanitária ganha força, e assim, mudando o conceito de saúde, visando que saúde é uma melhor qualidade de vida, o emprego, a moradia, a alimentação, a educação, tudo reflete na saúde.

A Constituição Federal de 1988 juntamente com as Leis Orgânicas da Saúde, a Lei Federal 8080 e a Lei 8142 incorporam a reforma sanitária, e assim surge o SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS é o direito a saúde a todos os cidadãos independente de razão social ou se trabalha ou não, já que antes somente pessoas com carteira assinada tinham direito a assistência médica.

A Lei Federal 1808 garante que a população tem o direito de participar das decisões da política e programas de saúde de sua cidade e fiscalizar se está ocorrendo conforme foi decidido. Qualquer cidadão pode se candidatar a uma vaga de conselheiro municipal de saúde.

Vigilância Sanitária no SUS

A missão da vigilância sanitária é a proteção e promoção à saúde e defesa da vida. O SUS e a vigilância sanitária estão “ligados”, o objetivo dos dois e a melhoria da saúde, quando ocorre o surto de alguma doença o SUS conecta a vigilância para que esta possa tomar as devidas decisões e investigar o que está ocasionando este surto e como resolvê-lo.

Vigilância Sanitária no Brasil

O governo tem a obrigação de promover e proteger a saúde da população, quando este adota leis sanitárias e as fiscaliza está praticando vigilância sanitária. Um exemplo são os transportes de alimentos que são fiscalizados, como os alimentos devem ser transportados para que não aja nenhuma contaminação com o alimento durante todo seu transporte, existem leis e regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com