TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da saúde no Brasil

Artigo: História da saúde no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: História da saúde no Brasil

A história da saúde no brasil sempre foi um dilema. Junto com o desenvolvimento do Brasil a saúde também teve sues altos de baixos. Sempre foi tratada como uma saúde para poucos apenas as pessoas com poder aquisitivo maior e trabalhadores junto as caixas de aposentadorias, a maioria da população podre sem nenhuma instrução era deixada de lado pelo governo, tratados pelas irmãs de caridade em conventos. No inicio do século XX, visando a modernização de suas principais cidades os governantes decidiram destruir cortiços antigos onde haviam inúmeras famílias e grandes quantidades de sujeiras facilitando assim as proliferações de doenças. A obrigatoriedades da vacinação, sua falta de informação fez com que a população se rebelassem.

Ao passar dos anos muita coisa mudou vários presidentes, instalação de novas industrias, criação de ministérios e construção de uma nova capital para o país, Ditadura militar. Mais a saúde continuava a mesma, apesar de investimentos, construções de grandes hospitais eram poucos os que tinha acesso, junto com a privatização do sistema de saúde ficou ainda mais elitizado. A insatisfação da população chega ao limite, manifestações e fizeram com que as autoridades olhassem para esse ponto com mais cuidado então ocorreu a 8ª conferência nacional de saúde junto com a participação da sociedade.

A criação do SUS sistema único de saúde foi um grande avanço pra saúde pública no Brasil, tendo suas diretrizes " O direito de todos e dever do estado ", tendo como princípios obrigatórios: A Universalidade, Equidade e a Integralidade. O maior vilão do SUS é a burocracia. A saúde nos últimos anos não houve nenhuma grande mudança mantendo a segmentação dos três politicas: Saúde, assistência social e previdenciária social. A procura de uma reforma, os diversos problemas nos SUS, com aspecto de continuidade da politica de saúde nos anos 90 fiscalizando na precarização, na terceirização dos recursos humanos e a falta de vontade politica em relação a vontade publica em relação a seguridade social. A grande preocupação dos Brasileiros é o fortalecimento do SUS, nova reforma sanitária, destacando a definição de uma politica nacional de desenvolvimento, uma reformulação na distribuição de renda destacando a comunidade e a população visando os recursos humanos em saúde. Como vimos à politica Brasileira e a saúde passaram por vários períodos e grande reformas, mais a muito para ser feito. Ainda existem grande problemas inclusive o SUS grande conquista da sociedades e também na saúde particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com