TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da enfermagem

Seminário: História da enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

A História da Enfermagem

Foram analisados as leis e decretos-leis que normatizam a prática da enfermagem, o autor do artigo optou pela pesquisa qualitativa sócio-histórica de cunho documental que engloba diversos aspectos referente as inovações e mudanças na área de enfermagem.

No período pré-histórico as doenças eram consideradas como castigo de Deus ou maus espíritos, com isso ficavam responsáveis pela cura dos pacientes os feiticeiros e sacerdotes. Com o passar do tempo foram criada as Casas de Misericórdia no período colonial que tiveram origem em Portugal no ano de 1543. Logo com tantas evoluções surge duas mulheres importantíssima na história da enfermagem Ana Neri e Florence Nightingale .

Ana Neri se dispõe a guerra do Paraguai (1864-1870) para ficar perto de sua família,logo quando seu esposo e filho são convocados para a guerra.Ela improvisa hospitais e não media esforços no atendimento aos feridos.Após cinco anos ela volta a sua terra. Faleceu no dia 20 de maio em 1880 no Rio de Janeiro.A primeira escola de Enfermagem foi fundada no Brasil recebeu o seu nome.

Já Florence Nightingale com toda sua inteligência e força de vontade, se dedicava a cuidar dos soldados que lutavam nas guerras. Florence fazia de tudo desde a limpeza do chão, até um cuidado mais profundo, além de se preocupar com o bem estar em um todo, sempre conversava com os soldados procurando cuidar também do estado mental,ou seja, realmente se importava com todos ao seu redor, dentre tantas coisas que fazia também passava seu conhecimento e habilidade para outras mulheres que com o exemplo de Florence passam a ajudá-la, logo é fundada uma escola de Enfermagem que passou a servir de exemplo para as demais que logo depois foram criadas, Florence faleceu no dia 13 de Agosto de 1910,deixando o verdadeiro sentido do cuidado.

Os avanços genéticos tecnológicos, tem facilitado o entendimento de como as modificações genéticas influenciam a variabilidade entre os seres humanos e as pré-disposições para desenvolver algum tipo de enfermidade. Os cientistas tem utilizado essa ferramenta para identificar doenças genéticas.

Genomica é o estudo de funções e interações de todos os genes e o meio ambiente, observado em doenças que atinge a população.

Analisando os tempos de hoje a tecnologia foi se transformando e os profissionais foram se aprimorando, claro que a enfermagem não poderia ficar de fora, o enfermeiro adquire varias funções e obrigações trazidas para seu dia-a-dia tem o papel de receber e passar o plantão todo em ordem, saber quem é o paciente e qual o nível do seu estar, não deixar de prestar um bom atendimento aos pacientes independente de como ou quem seja, com tudo isso ainda há sua equipe a qual se deve cuidar, fazendo com que se tenha sempre harmonia e uma educação continuada.

Conceituando as competências profissionais do enfermeiro é observado três aspectos: o conhecimento, habilidade e atitude, todas essas dimensões englobando as técnicas, a questão social e afetiva, entendendo-se que é de responsabilidade do enfermeiro colocar em prática tudo o que se sabe e aprendeu com total qualidade, a idéia de que o enfermeiro é submisso ao médico não existe, cada qual possui seu conhecimento,sua qualificação em uma área especifica formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com