TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da vacina

Tese: História da vacina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

A história da vacina

O criador da primeira vacina, contra a varíola , foi Edward Jenner no ano de 1796

Jenner observou que as vacas tinham algumas feridas iguais às provocadas pela varíola no corpo de humanos. Os animais tinham uma versão mais leve da doença, a varíola bovina.

Ao observar que as moças responsáveis pela ordenha , que em comum acabavam infectadas pela doença bovina tinham uma versão mais suave da doença, ficando imunizadas ao vírus humano, ele recolheu o líquido que saía destas feridas e o passou em cima de arranhões que ele provocou no braço de um garoto. O menino teve um pouco de febre e algumas lesões leves, tendo uma recuperação rápida.

A partir daí, o cientista pegou o líquido da ferida de outro paciente com varíola e novamente expôs o garoto ao material. Semanas depois, ao entrar em contato com o vírus da varíola, o pequeno passou intacto à doença. Estava descoberta assim a propriedade de imunização (o termo vacina seria, portanto, derivado de vacca, no latim ).

Jenner ficou mundialmente conhecido como sendo o inventor da vacina

Pra que Serve as vacinas

“A aplicação das vacinas serve para ajudar o sistema imunológico. Elas auxiliam na formação de anticorpos e de células especiais contra o vírus ou bactéria” , inclusive vários anos mais tarde, quando ocorrer uma invasão desta bactéria ou deste vírus no indivíduo imunizado, o sistema imunológico desperta e causa imediatamente uma reação. “É neste momento que o indivíduo produz rapidamente e em grandes quantidades as células e os anticorpos apropriados. Estes impedem que os vírus e as bactérias se estabeleçam no organismo e causem uma infecção”. As vacinas são preparadas de acordo com diversos procedimentos. Algumas são fabricadas a partir de micro-organismos mortos “Outras contêm organismos vivos enfraquecidos, que estimulam uma reação imunológica sem causar enfermidade na pessoa”. As vacinas são as ferramentas mais poderosas que existem para combater as doenças, “Protegem milhões de crianças e adultos das doenças que ameaçam suas vidas”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com