TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase

Seminário: Homeostase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Homeostase

Homeostasia [Homeo, igual ; stasia, estado]

É o termo empregado para significar a tendência de os sistemas biológicos resistirem as mudanças e permanecerem em estado de equilíbrio.

É um processo fisiológico, responsável por manter ativamente o equilíbrio nas varias estruturas, funções e propriedades do corpo, ou seja, processo através do qual o organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida.

Nos organismos vivos, a homeostase significa o consumo de energia necessário para manter uma posição num equilíbrio dinâmico, isto significa que, embora as condições externas possam estar sujeitas continuamente a variações, os mecanismos homeostáticos asseguram que os efeitos destas mudanças sobre o organismo sejam mínimos.

Graças aos mecanismos da homeostase os animais podem sobreviver em condições adversas. E também de acordo com sua posição na escala evolutiva, os seres vivos poderão apresentar uma maior ou menor capacidade de adaptação ao meio ambiente.

No homem e em outros mamíferos superiores, a homeostase acontece tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos. Existe um intercâmbio constante de moléculas entre o sangue e o líquido extracelular que banha cada célula. É a composição estável do sangue que torna possível a manutenção da invariabilidade do líquido extracelular. Já a composição constante deste líquido protege cada célula das mudanças que acontecem no meio externo.

O aparelho circulatório é vital para a conservação da homeostase. Ele proporciona metabólitos aos tecidos e elimina os produtos não-utilizados e também participa na regulação da temperatura e no sistema imunológico. Mesmo assim, os níveis de substâncias no sangue estão sob o controle de outros órgãos: o aparelho respiratório (pulmões) e o sistema nervoso regulam o nível de dióxido de carbono; o fígado e o pâncreas controlam a produção, o consumo e as reservas de glicose; os rins são responsáveis pela concentração de hidrogênio, sódio, potássio e íons fosfato.

As glândulas endócrinas, por sua vez, controlam os níveis de hormônios no sangue.

O hipotálamo recebe informações do cérebro, dos sistemas nervoso e endócrino e a integração de todos estes sinais torna possível o controle da termorregulação, o equilíbrio de energia e a regulação dos fluidos corporais, influindo no comportamento , exteriorizando as sensações através dos sistemas endócrino e nervoso.

A temperatura corporal de um animal não pode variar mais que alguns graus para qualquer um dos dois lados da faixa normal sem começar a interferir em outras funções do corpo. Ou considere como equilíbrio ácidobásico, equilíbrio hídrico, concentrações de hormônios, níveis de nutrientes e níveis de oxigênio não podem variar muito, a fim de que o corpo opere normalmente; eles tem que ser mantidos dentro de faixas operacionais bastante estreitas.

Os processos que monitoram e ajustam todos os vários parâmetros do corpo são sintetizados pelo termo Homeostasia.

A homeostase é uma das características fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com