TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase

Tese: Homeostase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

Homeostase

No corpo humano existem várias células que constituem sistemas e órgãos. As células em maiores quantidades no organismo correspondem às hemácias ou glóbulos vermelhos que estão localizadas no sangue, tendo como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos. Todas as células presentes em um indivíduo precisam de condições estáveis para manter suas atividades normais e contribuir para a saúde do corpo.

Denomina-se homeostase o controle das condições estáveis no meio interno. Através dela fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.

Homeostase térmica

O controle da temperatura do corpo humano é denominado homeostase térmica.

A homeostase térmica consiste em manter a temperatura do corpo constante. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporal como, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.

Para manter a temperatura ideal denominada, termo neutralidade, o corpo humano utiliza-se de vários mecanismos fisiológicos e comportamentais.

Em épocas de frio as pessoas procuram se aconchegar usando roupas quentes e até aumentarem a quantidade de atividades físicas. Esses exemplos de reações são chamados mecanismos comportamentais.

Em exposição ao frio o corpo precisa de mais energia para manter o calor interno, assim o indivíduo sente mais fome, ocorrem tremedeiras, há um gasto maior de gordura.

Homeostase Hídrica

O corpo humano é constituído de aproximadamente 60% de água, que estão distribuídas de forma intracelular (dentro das células) e extracelular, encontradas nas secreções, plasma, linfa e líquido espinhal.

Formada por 2 átomos de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água é a principal fonte de vida do corpo humano.

Em condições de temperatura normal, um adulto necessita ingerir cerca de 2 litros de água por dia. A principal fonte de água vem dos líquidos, porém existem outras formas de extraí-las. Os alimentos principalmente frutas e hortaliças possuem quantidades de água significativas para o organismo.

A água é expelida do organismo através da urina, pela pele (suor) e pelas fezes, em menor quantidade.

Um indivíduo por dia expele cerca de 500 a 700 ml de água sob a forma de suor em condições normais. Em casos de atividades físicas e expostos ao calor, o indivíduo perde cerca de 2 a 3 litros de água por hora de exercício. Nesse caso a homeostase requer maiores trabalhos para manter o equilíbrio hídrico.

Quando há uma perda rápida e intensa de água no corpo, gerando uma desidratação, podem ocorrer consequências trágicas em várias partes do corpo. A falta de apenas 2% de água pode ocasionar perda momentânea de memória.

Isso mostra a importância da homeostase para manter um balanço preciso dos líquidos corporais, equilibrando a ingestão e liberação da água do corpo. Esse equilíbrio hídrico é mantido pelos rins.

http://www.infoescola.com/fisiologia/homeostase/

Generalidades

O uso mais frequente do termo refere-se à homeostase biológica. A sobrevivência de organismos vivos requer um meio interno homeostático; muitos ambientalistas acreditam que este princípio também se aplica ao meio externo. Um grande número de sistemasecológicos, biológicos e sociais são homeostáticos, mantêm o equilíbrio contrariando qualquer mudança, e caso não sejam bem sucedidos em repor o equilíbrio, isso pode conduzir à interrupção do funcionamento do sistema.

Sistemas complexos, como por exemplo o corpo humano, precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Mais do que apenas sobreviver, estes sistemas devem ter a capacidade de se adaptar ao seu ambiente externo e interno.

Propriedades da homeostase

Os sistemas homeostáticos exibem certas propriedades:

• São extremamente estáveis;

• Toda a sua organização, interna, estrutural e funcional, contribui para a manutenção do equilíbrio.

• São imprevisíveis (o resultado de uma determinada ação pode mesmo ser o oposto do esperado).

Seguem-se alguns dos mais importantes exemplos de homeostase em mamíferos:

• A regulação da quantidade de água e minerais no corpo, conhecida como osmorregulação. Tem lugar principalmente nos rins.

• A remoção de resíduos metabólicos, conhecida como excreção. Tem lugar em órgãos excretórios como os rins e os pulmões.

• A regulação da temperatura corporal, realizada principalmente pela pele e pela circulação sanguínea.

• A regulação dos níveis de glicose no sangue, realizada principalmente pelo fígado e pela insulina segregada pelo pâncreas. Estado de equilíbrio no corpo.

Mecanismos de homeostase: feedback

Ver: Retroalimentação

Quando ocorre a mudança de uma variável, o sistema pode reagir segundo dois tipos de feedback:

• O feedback negativo é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Dando a entender a manter estáveis as variáveis, permite a manutenção da homeostase. Por exemplo, quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar a sua atividade e expelir mais dióxido de carbono. A termorregulação é outro exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.

No feedback negativo, o órgão X estimula o órgão Y, cuja função inibe ou paralisa a atividade do órgão X. Em outras palavras, o estímulo bloqueia o seu próprio "estimulador".

• No feedback positivo, a resposta amplifica a mudança da variável. Isto tem um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com