TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFECÇÃO DO HOSPITAL

Relatório de pesquisa: INFECÇÃO DO HOSPITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM

ADRIANA OLIVEIRA

JOICIANE ALMEIDA BRITO

TILMA KALINE

INFECÇÃO HOSPITALAR

Santarém-PA

2014

ADRIANA OLIVEIRA

JOICIANE ALMEIDA BRITO

TILMA

INFECÇÃO HOSPITALAR

Trabalho apresentado ao Prof.ª Tatiane na disciplina Centro Cirúrgico das Faculdades Integradas do Tapajós, como requisito para obtenção da nota parcial do curso de Bacharel em Enfermagem.

Santarém-PA

2014

REFERENCIAL TEÓRICO

Infecção hospitalar ,

Segundo Oliveira,( 2008. 2 p) . Relata que a infecção hospitalar e definida pela portaria MS n° 2616 de 12/05/ 1998/ como; “ aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifesta durante á internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares

O aparecimento das infecções hospitalares e tão antigo quanto o surgimento dos hospitais. Data aproximadamente do ano 394a. c. (Pereira, 2005)

Segundo Nogueira, A infecção hospitalar é todo aquele relacionado á hospitalização, assim considera quando o período de incubação do patógeno causador da infecção for desconhecida e não houver evidencia clinica ou e dado laboratorial de infecção no momento da internação; ou surgimento de qualquer manifestação clinica de infecção a partir de 72 horas após a admissão do paciente . O período de 72 horas é um parâmetro adotado pelo centro de controle de infecção. A IH pode também ocorrer após a alta, desde que primeiro fatores relacionados á hospitalização.

Segundo Lichy, (2002, 44 p.) Para que a infecção hospitalar exista, é necessário que haja a relação entre um microrganismo capaz de produzir-la, um vetor de transmissão e um hospedeiro susceptível. Os fatores predispostos a infecção hospitalar estão ligados a própria situação de saúde e doença, ou a métodos invasivos e ambientes aos qual o paciente esta exposto.

De acordo com Pereira, 2005. Aproximadamente dos dois terços das IH são de origem autógena, significando o desenvolvimento das infecções a partir da microbiota do paciente, que pode ter origem comunitária ou intra-hospitalar. Em ambos as situações, a colonização procede a infecção, sendo difícil determinar se o paciente trouxe o microrganismo da comunidade ou adquiriu de fonte exógena durante a internação.

Larson, 2001, Afirma que a lavagem das mãos é uma dos mais importantes aspectos que elevam os índices de infecção hospitalar.

Já Sharbaugh 2001. P 4. Cita que os equipamentos são vetores de transmissão que propaga a infecção.

As infecções transmitidas de paciente para paciente é um resultado direto de limpeza inadequada dos utensílios utilizados pelo paciente, sendo assim de responsabilidade do pessoal de enfermagem realizar limpeza e desinfecção de tudo o que o paciente utilizar. (Larson 2001 p 5).

Portanto faz-se necessário o treinamento para a limpeza, de cada tipo de equipamento, entendendo o mecanismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com