TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilusão De ótica

Casos: Ilusão De ótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Ilusão de Óptica

Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo, assim, uma falsa visão.

Em algum momento você já deve ter se deparado com alguma foto ou imagem de uma ilusão de óptica. Ela mexe bastante com nosso inconsciente, pois muitas vezes ficamos por algum tempo sem saber o que está ocorrendo.

Damos o nome de ilusão de óptica às ilusões que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada.

A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decodificada e interpretada. Porém, em determinadas condições, essa interpretação pode ser errônea, pois temos certa dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias. A essa interpretação errônea do que vemos damos o nome de ilusão de óptica.

2. Linhas arqueadas

Fonte da imagem: Reprodução/CRACKED.com

Preste atenção nas linhas vermelhas da imagem acima. Apesar de darem a impressão de serem levemente arqueadas, na verdade, as duas são perfeitamente retas. Além disso, veja o que acontece quando você fixa o olhar na figura. É possível que você comece a perceber movimento e até a sentir um pouco de tontura. Mas... por que?

Isso ocorre por que as linhas azuis fazem o nosso cérebro pensar que estamos nos deslocando em direção à imagem, que as interpreta como movimento, mais ou menos como as estrelas que formam linhas no exterior das naves espaciais de Star Wars. Já as linhas vermelhas arqueadas... prepare-se para a explicação: temos a impressão de que elas são curvas porque é dessa forma que o nosso cérebro prevê que elas ficarão no futuro.

Do momento em que os nossos olhos registram a luz até que essa informação seja processada, a nossa mente está o tempo todo calculando e fazendo previsões, o que significa que o mundo que vemos nada mais é do que a tradução do que o cérebro previu. Devido à perspectiva, duas linhas paralelas parecem arquear quando passamos por elas e, prevendo que isso vai ocorrer na vida real com a imagem acima, a nossa mente realiza esse ajuste automaticamente.

3. Ver x Reconhecer

Fonte da imagem: Reprodução/CRACKED.com

A imagem acima corresponde a uma ilusão de óptica criada no século 19, e que traz duas mulheres — uma jovem e outra velha — na mesma figura. Você consegue reconhecê-las? O queixo e a orelha da mais jovem correspondem, respectivamente, ao nariz e ao olho da mais velha. No entanto, não importa o quanto você tente, jamais vai conseguir ver as duas ao mesmo tempo. Sabe por quê? Porque ver e reconhecer são processos diferentes.

Acontece que, para reconhecer a mulher mais velha, você não deixa de ver a mulher mais jovem, já que ela faz parte da composição. No entanto, você deixa de reconhecê-la quando foca a atenção na mulher mais velha. Isso ocorre por que esses dois processos — o de ver e o de reconhecer — acontecem em regiões diferentes do cérebro, separadamente.

Assim, enquanto uma região é responsável por lidar com informações como cor, movimento, forma e profundidade, outra área se ocupa de identificar o que estamos vendo. Portanto, voltando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com