TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Das Amputações Como Complicações Associadas Ao Diabetes Mellitus Tipo 2 Na Qualidade De Vida Dos Idosos

Exames: Impacto Das Amputações Como Complicações Associadas Ao Diabetes Mellitus Tipo 2 Na Qualidade De Vida Dos Idosos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: Diabetes mellitus tipo 2 (DM) é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia1. É um problema de saúde crescente, e estima-se que em 2035 haverá cerca 592 milhões de diabéticos2,3. Esse aumento é atribuído ao envelhecimento, devido à maior longevidade; e à fatores ambientais como o sedentarismo e alimentação inadequada. Enquanto os padrões de comportamento saudável são modificáveis, envelhecimento não o é4,5. A DM é de importância para os idosos pela elevada incidência e pelo fato de acarretar complicações macro e micro vasculares que contribuem para o surgimento de seqüelas como o “pé diabético” que é a principal causa de amputação de membros inferiores6. Entre os fatores de risco para o pé diabético estão o descontrole metabólico, idade, neuropatia periférica e uso de calçados inadequados. Tal quadro causa incapacidade e dependência social, alta morbidade, perda da qualidade de vida e internações prolongadas com alto custo para a saúde pública7. Em face disso, é de grande importância a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção da DM e suas complicações8.

Objetivo: Verificar o impacto das amputações como complicações associadas ao DM na qualidade de vida em idosos.

Metodologia: Trata-se de em estudo bibliográfico desenvolvido no período de agosto de 2014. Os dados foram coletados nas bases SCIELO e Lilacs usando como descritores: “diabetes mellitus”, “idoso”, “amputação”, “pé diabético”.

Resultados: Os idosos entre 60 e 80 anos apresentam maior incidência de amputações como complicação da DM7, correspondendo a cerca de 80%. Acredita-se que o prognóstico é pior nessa faixa etária, pois está associado a uma habilidade física desfavorável e uma maior dependência social8,10. Há uma expressiva queda da qualidade de vida nesses, especialmente sobre os aspectos físicos, sociais e na mobilidade. Mesmo no envelhecimento saudável, e principalmente no idoso com essas complicações, espera-se algum grau de comprometimento fisiológico na capacidade de realização de atividades diárias. Isso causa sofrimento para os seus portadores, impossibilitando-os muitas vezes de exercer inúmeras atividades9.

Conclusão: Pode-se a afirmar que há uma alta incidência de diabetes entre os idosos bem como de suas complicações, sendo a amputação de membros inferiores a principal causa de redução da capacidade funcional com dificuldade para realizar atividades comuns da vida diária; e contribui para o aumento da morbidade e perda da qualidade de vida nos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com