TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS ASSISTIDOS PELAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  28/2/2016  •  Monografia  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 19

QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS ASSISTIDOS PELAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP

Maria Alexsandra Cavalcante de Oliveira[1] Michele Alves Rios² Elaine Terezinha Oliveira Fornari³

Resumo

A avaliação da qualidade de vida (QV) é vista como uma importante ferramenta e mais utilizada nos serviços de saúde capaz de medir o impacto que uma doença causa na vida dos indivíduos. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, de causas múltiplas, vista como uma epidemia mundial que atinge principalmente a população idosa. Além de necessitar de um acompanhamento, continua por contribuir bastante para a queda da QV do individuo. O objetivo desta pesquisa fundamenta-se em avaliar a qualidade de vida dos idosos com diabetes mellitus assistidos pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, do Bairro Infraero II, no município de Macapá-AP. Busca descrever o perfil sócio demográfico e identificar os aspectos da QV que se encontram afetados na população em estudo. Para alcançar estes objetivos, foram necessárias informações gerais sobre os entrevistados como, nome, idade, sexo, grau de instrução, profissão e renda além da utilização do questionário de qualidade de vida, “TheMedical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey” SF-36. Sendo realizado o cálculo através do Raw Scale. Foi um estudo de natureza quantitativa no qual 42 idosos com Diabetes Mellitus foram selecionados para a pesquisa.  Portanto, contribuirá para que a esfera municipal e os profissionais na área da saúde invistam com mais seriedade na saúde do idoso, no tratamento das doenças crônicas, como o diabetes mellitus, criando assim medidas para melhorar a qualidade de vida desta população.

Palavras- chave: Idosos, Diabetes Mellitus e qualidade de vida.

ABSTRACT

The evaluation of life quality (LQ) is seen as an important tool for the most used health services capable of measuring the impact a disease causes in the lives of individuals. Diabetes Mellitus (DM) is a chronic, multiple causes, seen as a worldwide epidemic that affects mainly the elderly population. In addition to requiring a follow-up, continues to contribute greatly to the fall of QOL of the individual. The objective of this research is based on evaluating the quality of life of older people with diabetes mellitus assisted by the teams of the family health Strategy, the Barrio Infraero II, in the municipality of Macapá-AP. describe the demographic Partner Search and identify aspects of LQ which are affected in the population under study. To achieve these goals, it has taken general information on respondents such as name, age, sex, level of education, occupation and income in addition to the use of the questionnaire of quality of life, "TheMedical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey SF-36. Being carried out the calculation through the Raw Scale. It was a study of quantitative nature in which 42 seniors with Diabetes Mellitus were selected for the survey. So, will contribute to the municipal sphere and professionals in healthcare investing more seriously on health of the elderly, in the treatment of chronic diseases such as diabetes mellitus, thus creating measures to improve the quality of life of this population.

Keywords: Elderly; Diabetes Mellitus; life quality.

INTRODUÇÃO

A escolha do tema é um reflexo do aumento do interesse pela pesquisa na área de saúde pública e envelhecimento no Brasil. O impacto que o diabetes causa na vida dos pacientes acometidos merece ser estudado tendo em vista que esta patologia já consiste em um importante problema de saúde pública com previsível aumento de incidência, por se tratar de uma doença que acompanha os padrões de envelhecimento da população.

A prevalência do Diabetes Mellitus vem crescendo a cada ano, está relacionada aos hábitos alimentares e ao estilo de vida dos seres humanos. No entanto, muitos indivíduos convivem com esta patologia durante anos e não tem conhecimento das complicações que esta doença causa. No Brasil estima-se que em 2020 existam 32 milhões de indivíduos diabéticos, dos quais metade desconhece o diagnóstico (FERNANES-LOPES; LIMA-ARGIMON, 2010).

A qualidade de vida QV é uma expressão caracterizada, como uma noção eminentemente humana, estando aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, ambiental e a própria estética existencial, refere-se basicamente a uma boa saúde física, mental e social, e consiste em um grande desafio para a saúde pública, principalmente em pacientes com doenças crônicas como a DM que deve seguir uma rotina alimentar além de aderir à terapia medicamentosa (ALMEIDA; GUTIERREZ; MARQUES, 2012). Está relacionada aos elementos que a sociedade considera como padrão de conforto e bem-estar (MIRANZI et al, 2008).

No entanto, não existe uma definição amplamente adotada do termo QV por ser usado em contexto e por pessoas diferentes, no entanto a QV abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experiência e valores de indivíduos, que se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, portanto vem a ser uma construção social com a relatividade cultural (FLECK et al, 2008).

As implicações do diabetes para a qualidade de vida são saber lidar com os aspectos físicos da doença, mudanças, limitações psicossociais, socioeconômicas e culturais. É uma patologia de evolução crônica de efeitos danosos em longo prazo, resultando em prejuízos multidimensionais à vida do individuo (AGUIAR, 2008). O enfrentamento da doença é entendido devido às complicações pessoais e incapacidade, são as dependências próprias do envelhecimento, capacidade funcional e vitalidade (MIRANZI et al., 2008).

 Desta forma, conhecer as dimensões mais negativamente impactadas pelo diabetes possibilita o planejamento de ações de promoção da saúde e prevenção voltadas a este grupo de maneira a capacitá-lo para escolhas saudáveis em seu cotidiano, com vistas à melhoria da QV, alterações no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis (FERREIRA; SANTOS, 2009).

A pesquisa é voltada para idosos acima de 60 anos por serem mais vulneráveis às doenças crônicas, que acompanham o processo de envelhecimento. O envelhecimento acarreta diversas alterações na QV, e quando associado à vivência de uma doença crônica tende a comprometer ainda mais a saúde e bem estar do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com