TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implicações Da Visão Monocular

Monografias: Implicações Da Visão Monocular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 13

Implicações da Visão Monocular Adquirida

(perda de um olho)

A visão monocular afeta a visão e o indivíduo em diversas maneiras. Há duas conclusões principais que são dirigidas uniformemente e predominantemente pela literatura publicada e pelas autoridades. Os dois déficits preliminares são: perda da visão binocular estereóptica e redução do campo de visão periférico. A maioria dos sintomas da visão monocular é um resultado dessas duas deficiências.

1. Literatura

De acordo com Borrish, a visão monocular em comparação com os resultados binoculares revela uma diminuição de aproximadamente 25% no tamanho do campo de visão. A monocularização também causa uma ausência da estereopsia que deriva da falta da comparação, ou seja, da desigualdade retinal presente em indivíduos binoculares. Os indivíduos monoculares terão diminuída a acuidade visual (comparado a suas contrapartes binoculares) por causa de sua falta da soma binocular. A soma binocular é o fenômeno por que os seres vêem mais e melhor com ambos os olhos junto do que por um olho sozinho. As pessoas monoculares têm uma diminuição em sua orientação (de espaço) que resulta de uma falta das sugestões cinestésicas que se extraem da convergência ("visão binocular que aponta") e da acomodação (focalizar).

Gunter von Noorden escreve que a visão monocular dá pistas - do paralaxe do movimento, da perspectiva linear, da folha de prova dos contornos, da distribuição dos destaques e das sombras, do tamanho de objetos sabidos e da perspectiva aérea - que podem ser usadas para a orientação espacial. Indica, "a natureza de indícios não estereoscópicos são experimentais e podem ser significativas quando são capazes de ser relacionados à experiências passadas."

De acordo com Von Noorden as vantagens da visão binocular (e inversamente a desvantagem da visão monocular) consistem em habilidades motor-visuais, no sentido de melhorar a forma e a cor, e na apreciação melhor do relacionamento dinâmico do corpo ao ambiente, desse modo facilitando o controle da movimentação, da distância e do equilíbrio.

Brady escreve que o problema principal na visão monocular é primeiramente atribuído a uma perda da estereopsia e a uma redução do campo de visão periférico. De acordo com Brady, a perda da visão periférica está entre dez e vinte por cento. Diz o autor que esses problemas se manifestarão como dificuldades que comprometem a coordenação – falta de jeito – gerando a colisão em objetos e/ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas e meio-fios, cruzar ruas, dirigir, praticar os vários esportes e as atividades da vida diária que requerem a estereopsia e a visão periférica. Brady acredita que as pessoas podem desenvolver uma consciência por causa da condição monocular, gerando um prognóstico melhor se ela ocorrer em uma idade mais nova.

Brady expõe interesses e cuidados adicionais para indivíduos monoculares. Um, a necessidade de proteger o olho bom. Dois, a necessidade ter prescrições alternativas na mão. Três, a necessidade de dirigir empregando o DAE (dispositivo automático de entrada) e técnicas tais como espelhos especiais, fazendo a varredura com a cabeça e os olhos, e realçar a atenção. Quatro, as implicações da restauração da estética. E cinco, os interesses para um dispositivo protético.

Schein escreve, “os indivíduos limitados pela perda da visão em um olho têm dificuldades na percepção de profundidade." "determinar a distância dentro de um metro do olho é extremamente difícil e altamente enganosa." "além de um metro, outras sugestões de distância podem substituir a perda da desigualdade binocular, desde que os indivíduos monoculares estejam livres para mover suas cabeças, o que permite que obtenham a informação sobre distâncias relativas fazendo exame de mais tempo do que quando as imagens visuais de ambos os olhos podem ser sobrepostas binocularmente." "Contratempos podem ocorrer quando as pessoas monoculares estão no trânsito pesado, exceto se a cabeça estiver movendo-se constantemente de um lado ao outro para o aumento o campo visual". Acredita que a reabilitação é mais fácil quanto mais jovem, que uma perda gradual da visão em um olho permite ajustes melhores às circunstâncias do que a perda repentina, e que a reabilitação é mais complicada com uma perda total do que com uma perda parcial da visão. A respeito de dirigir com segurança, Schein cita um estudo por Keeney, e outros, que indica que, "por todo o país, os indivíduos monoculares têm sete vezes mais acidentes do que a população geral com que foram comparados." Declara Schein, as "atividades mais afetadas são aqueles que requerem o trabalho a uma curta distancia dos olhos (por exemplo barbeiro, esteticista, barman, mecânico, trabalhador da agulha, cirurgião); aqueles que envolvem a operação do veículo (por exemplo piloto da linha aérea, motorista de ônibus, maquinista); e algum trabalho que exige o vigilância visual prolongado (por exemplo controlador de tráfego aéreo)."

De acordo com Linberg, "recuperação depois que a perda de um olho requer um ajuste à visão monocular e a definição de um trauma emocional significativamente sério." Linberg, Tillman e Allara examinaram 125 pacientes monoculares através de questionários a respeito da recuperação que segue a perda da visão de um olho. Seus resultados mostraram: 85 dos 125 entrevistados relataram que a perda não tinha mudado sua vida em nenhuma maneira; 7 relataram problemas visuais persistentes; 12 relataram problemas no emprego; e 21 relataram a ansiedade ou a baixa auto-estima. Entre 49 com perda repentina, 50% relatou menos de um mês de período de ajuste para dirigir, trabalhar, recreação, atividades caseiras, ou andar. Noventa e três por cento das pessoas questionadas relataram que seus ajustes foram terminados em 1 ano. Os autores concluíram que "a maioria de pacientes podia recomeçar atividades diárias após um curto período de ajuste. Os problemas com o emprego e a auto-estima eram freqüentes, mas os problemas visuais eram incomuns”.

Nicholas, Heywood e Cowey avaliaram a sensibilidade do contraste no que diz respeito a um único olho. Investigaram os efeitos do “enucleation” monocular na concordância do desenvolvimento da sensibilidade do contraste no olho restante. A conclusão foi de que o olho restante teve um contraste realçado em relação aos outros pacientes. E que quando o olho foi removido mais cedo o contraste da sensibilidade foi realçado.

Marotta, Perrot, Nicolle, Servos e Goodale investigaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com