TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso: Biomedicina - 5º Período

Thays Teixeira Linhares, RA 8060789840;




 


LISTAS DE EXERCÍCIOS
















Anápolis – GO
Abril de 2016        
Lista I

  1. Citar três diferenças entre a imunidade inata e a imunidade adaptativa.
    Imunidade Inata: (1) Proteção inicial contra infecções; (2) Tipo de defesa que está sempre presente nos indivíduos saudáveis; (3) Mecanismos de defesa: Barreiras epiteliais, fagócitos, sistema complemento e NK.
    Imunidade Adaptativa: (1) Proteção que se desenvolve mais lentamente e é responsável pela defesa mais tardia e mais eficaz contra as infecções; (2) É estimulado pelos microrganismos que invadem os tecidos, adaptando – se à presença dos invasores microbianos; (3) Mecanismos de defesa: linfócitos B, Anticorpos, Linfócitos T, Células T efetoras.
  2. Quais são as células e tecidos da resposta imune inata?

Barreiras epiteliais, fagócitos: neutrófilos e monócitos/ macrófagos, células NK, sistema complemento, citocinas da imunidade inata, e outras proteínas plasmáticas da imunidade inata.

  1. Sabendo que os linfócitos T citotóxicos reconhecem peptídeos associados a moléculas do MHC (complexo de histocompatibilidade maior) de classe I na superfície de células do hospedeiro infectadas, como o sistema imune é capaz de erradicar vírus que inibem a expressão de moléculas de MHC nas células do hospedeiro?
    Com o aumento da expressão das células NK. As células de NK destroem as células do hospedeiro que estão infectadas, ao destruir as células infectadas, as células NK eliminam reservatórios celulares da infecção, erradicando assim as infecções causadas pelos microrganismos intracelulares, como os vírus.
  2. Qual o papel dos macrófagos nas infecções por agentes extracelulares?
    Fagocitose e secreção de citocinas.

  3. Como o complemento pode auxiliar na eliminação de microrganismos?
    As proteínas do complemento são clivadas sequencialmente, e os componentes ativos, sobretudo C3b, se ligam de modo covalente ás superfícies nas quais o complemento é ativado. As etapas finais da ativação do complemento levam à formação do complexo de ataque de membrana citolítico, forma como ele mata diretamente os microrganismos.


  4. Quais os mecanismos efetores da resposta imune inata na eliminação de patógenos?
    Os mecanismos de fagocitose e inflamação.


  5. Quais as diferentes formas de ativação do sistema complemento? Quais são os elementos desencadeantes de cada via de ativação?
    A cascata do complemento pode ser ativada por três vias.
    1. Via alternativa é desencadeada quando algumas proteínas do complemento são ativadas na superfície dos microrganismos e não podem ser controladas porque as proteínas reguladoras do complemento não estão presentes nos patógenos. Essa via é um componente da imunidade inata.
    2.Via clássica é desencadeada depois que anticorpos se ligam a microrganismos ou outros antígenos, sendo um componente do braço humoral da imunidade adquirida.
    3. Via da Lectina é ativada quando uma proteína plasmática, a lectina ligante de manose, se liga à manose terminal nas glicoproteínas da superfície dos microrganismos


  1. Descreva de maneira sucinta o Estado Antiviral.
    O estado antiviral é induzido/ativado por infecções virais, as células infectadas secretam IFN α e IFN β de forma parácrina e autônoma. Os intérferons estimulam a síntese de RNAses.



Lista II

  1. Durante a infecção por Trypanosoma cruzi o agente causador da doença de chagas, ocorre a penetração nas mucosas de duas formas do parasito, a forma epimastigota e a forma tripomastígota. Embora ambas estejam nas fezes do triatomíneo e penetram o organismo pelo local da picada, apenas as formas tripomastígotas prevalecem na infecção enquanto as formas epimastígotas são prontamente eliminadas pelo sistema imune inato. Sabendo que este parasito é um protozoário extracelular, quais os mecanismos efetores da resposta imune poderiam estar atuando nesta rápida eliminação das formas epimastígotas.

    Ativação do sistema complemento na superfície das formas epimastígotas levando a formação do MAC e consequentemente a morte do parasito. Além disso, facilita a fagocitose (opsonização) e induz a inflamação.
    As tripomastigotas possui fator I na sua superfície.


  2. Sabendo que os receptores da imunidade inata reconhecem estruturas compartilhadas por classes de micróbios (os PAMPS) a mudança dessas estruturas poderia ser um mecanismo eficiente de evasão (fugir, escape) do sistema imune? Explica. Cite 5 exemplos de PAMPS.

    Os PRP’s reconhecem estruturas essenciais aos microrganismos, portanto, mutações nestas estruturas inviabilizam o microrganismo.
    Ex: LPS (bactérias gram - ), RNAses (vírus), ergosterol (fungo), manose (bactérias e fungos) e CpG (microrganismos).

  3. Conceitue os seguintes termos ou siglas.
    a) Opsonização: facilitam a fagocitose.
    b) PRP: Receptores de reconhecimento padrão, reconhecem estruturas essenciais aos microrganismos.
    c) PAMP e DAMP: Padrão molecular associado a dano/ Padrão molecular associado a patógeno.
    d) IFN do tipo I: Grupo de citocinas que engloba as IFN α e IFN β.
    e) MHC de classe I: Complexo de histocompatibilidade principal do tipo I. Presentes na superfície de todos as células nucleadas – sptz (espermatozoide).
    função: apresentar antígeno intracelulares para linfócitos TCD8.
    f) MHC de classe II: Presente na superfície de APC’s, macrófagos e células dendítricas. Função: apresentar antígeno intracelular para linfócitos TCD4 (tipos de linfócitos).
  4. A hepatite C afeta cerca de 3% da população mundial. No Brasil este percentual varia entre 1% e 2%. O tratamento com melhor resposta é realizado através da terapia combinada de interferon peguilado (PegInf) e ribavarina (RBV). Sabendo que a ribavarina é uma inibidora de replicação viral, explique o funcionamento do PegInf no tratamento da hepatite C.

    O interferon é um medicamento que vai estimular nosso sistema de defesa a combater a infecção viral. O interferon peguilhado é um aperfeiçoamento do medicamento fazendo sua aplicação ser semanal. As aplicações consistem em injeções por via subcutânea (debaixo da pele). E o mesmo tipo de agulha e seringa que os diabéticos costumam usar para tomar insulina.


  5. Descreva de maneira sucinta, como a imunidade inata atua desde o momento do rompimento de suas barreiras físicas até a ativação de linfócitos e o consequente recrutamento de elementos da imunidade adaptativa.
    A imunidade inata atua desde o momento em que existe o rompimento das barreiras físicas, como pele e mucosas. Os macrófagos e células dendríticas reconhecem os PAMP’s presentes nas superfícies dos patógenos, por intermédio dos TOLL LIKE RECEPTORES. Após o reconhecimento, a fagocitose é desencadeada e os agentes estranhos (antígenos) começam a ser destruídos. Detalhe que o mecanismo de digestão acontece enquanto os fagócitos se direcionam aos linfonodos para apresentação de antígenos para os linfócitos. A apresentação de antígenos acontece por intermédio das substâncias MHC tipo II (superfícies dos fagócitos) e desencadeia reações da imunidade adquirida. Os processos referidos acontecem mediante mecanismos inflamatórios que promovem a vasodilatação e o recrutamento de células imunocompetentes para auxiliar no combate aos antígenos. Se a perfuração das barreiras epiteliais implicar na lesão de um vaso sanguíneo, as proteínas do sistema complemento irão auxiliar na resposta imune.
    As proteínas do sistema complemento, mediante três possíveis vias irão promover a morte direta opsonização do agente ou recrutamento de células de defesa.
    As células do sistema imune atuam na imunização dependendo do antígeno que rompe as barreiras epiteliais do organismo, mas em geral, a ação consiste em fagocitar o antígeno (Ag), liberar substancias que promovam sua morte ou induzir a apoptose da célula que apresenta o antígeno.

























...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com