TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunologia Aplicada Á Odontologia

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Imunologia Aplicada à Odontologia

Vanessa Almeida Oliveira – 399337

Síndrome de Sjögren

           Na sua forma mais básica, a Síndrome de Sjögren consiste na combinação de olhos secos, boca seca e dores. Atualmente, reconhece-se que a anormalidade subjacente é um mau funcionamento do sistema imunológico e pode afetar outros órgãos. É considerado por muitos médicos como sendo central no grupo das chamadas doenças "autoimunes", sobrepondo-se a outras doenças importantes, como a doença de Hashimoto (tiróide hipoativa). Há hiper-reatividade dos linfócitos B, que se convertem em plasmócitos e produzem anticorpos contra antígenos do epitélio dos ácinos e dos ductos das glândulas exócrinas. Linfócitos T supressores também são atingidos, perpetuando a atividade dos linfócitos B ativados e a agressão tecidual.

          O envolvimento das glândulas salivares (principalmente a submandibular e parótida), leva à má produção de saliva. Isso, por sua vez, leva a uma boca seca, ocasionalmente livre de sintomas, mas frequentemente problemática. O ressecamento na boca pode às vezes ser visto como uma falta de agrupamento da saliva sob a língua quando ela é mantida por alguns momentos contra o céu da boca. A secura se manifesta como perda de umidade e até mesmo perda da cobertura mucosa normal da língua, afetando a deglutição - especialmente de alimentos secos, como pão seco ou biscoitos.

         Um dos problemas mais comuns para pacientes com Síndrome de Sjögren grave é de decadência dentária. Existe um risco aumentado de reabsorção da gengiva e de cárie dentária. Felizmente, o aumento do reconhecimento de Sjögrens pelos dentistas teve um impacto positivo importante na redução dessas complicações. Em alguns pacientes, especialmente com Sjögrens primários, pode haver inchaço proeminente das glândulas salivares. Geralmente, o par de glândulas mais obviamente inchadas são as glândulas parótidas, localizadas na parte de trás das bochechas bem em frente aos lóbulos das orelhas. Raramente, essas glândulas ficam grosseiramente inchadas (parecendo-se com caxumba).

        O diagnóstico das manifestações orais de Sjögren pode envolver uma biópsia labial (para obter uma glândula salivar menor), sialometria (medição das taxas de fluxo salivar), sialografia (exame de rádio-contraste, especialmente útil para demonstrar anormalidades em sistema de dutos salivares) e cintilografia (varredura de isótopos para demonstrar a captação isotópica deficiente em Sjögrens). Mais recentemente, ultra-som e ressonância magnética também se mostraram ser úteis.

          Infelizmente, o tratamento da boca seca de Sjögrens é frequentemente menos bem sucedido do que o do olho seco. Alguns acham que chupar pastilhas sem açúcar, ou o uso de goma de mascar sem açúcar ajuda a estimular a secreção de saliva. Alimentos açucarados, doces e bebidas devem ser evitados. A maioria dos pacientes carrega pequenas garrafas de água com eles e muitos levam um jarro de água para a cama. As preparações comerciais de sprays de "saliva artificial" às vezes podem ser úteis. Géis como bioxtra ou biotene podem ser úteis. Os pacientes são aconselhados a escovar os dentes após as refeições, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e usar um enxaguatório bucal diluído sem flúor ou clorexidina. Um creme dental com alto teor de flúor pode ajudar a proteger os dentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com