TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecção Do Trato Urinario

Ensaios: Infecção Do Trato Urinario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  6.407 Palavras (26 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 26

ITU

________________________________________

Ocorre em todas as idades, do neonato ao idoso.

Durante o primeiro ano de vida, devido malformações congênitas, especialmente válvula de uretra posterior;

Na mulher, a susceptibilidade à ITU se deve à uretra mais curta e a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra. No homem, o maior comprimento uretral, maior fluxo urinário e o fator antibacteriano prostático são protetores

Durante toda a infância e principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas por ITU 10 a 20 vezes mais do que os meninos.

Na vida adulta, a incidência de ITU se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, de forma que 48% das mulheres apresentam pelo menos um episódio de ITU ao longo da vida.

O papel da circuncisão é controverso, mas a menor ligação de enterobactérias à mucosa do prepúcio pode exercer proteção contra ITU. A partir da 5ª a 6ª década, a presença do prostatismo torna o homem mais suscetível à ITU.

Às vezes os sintomas urinários antecipam o aparecimento da febre 1 a 2 dias.

Dor severa no flanco com irradiação dificilmente ocorre na pielonefrite por si só e pode indicar calculo renal.

A dor nos rins pode ser sentida, ocasionalmente, próxima ao epigastro e pode irradiar para um dos quadrantes.

Estas manifestações podem sugerir doenças da vesícula ou apendicite.

No indivíduo adulto os sintomas clínicos característicos de cistite são a disúria, polaciúria ou aumento da freqüência urinária, urgência miccional, dor em baixo ventre, arrepios de frio ou calafrios, com presença ou não de dor lombar.

Podem fazer parte do quadro clínico mal-estar geral e indisposição.

No indivíduo idoso é comum dor abdominal ou distúrbio de comportamento na ITU.

Em crianças o principal sintoma pode ser dor abdominal. Em recém-nascidos, o diagnóstico clínico de ITU se torna suspeito quando na presença de icterícia fisiológica prolongada associada ou não à perda de peso (30% dos casos), hipertermia, presença de complicações neurológicas (30%), diarréia, vômitos ou cianose.

Em lactentes, o déficit pôndero-estatural, diarréia ou constipação, vômitos, anorexia ou febre de etiologia obscura, podem levar a suspeita de ITU.

Por fim, na faixa pré-escolar os sintomas podem ser febre, enurese, disúria ou polaciúria. No adulto, existe superposição entre os sintomas clínicos de ITU "baixa" vs "alta" (cistite vs pielonefrite).

No entanto, a febre e a dor lombar são muito mais comuns na pielonefrite, que se acompanha também de toxemia e queda do estado geral mais importante.

Aconteceu outras vezes? Quantas vezes e quando?

Realizou tratamento?Que antibióticos?

________________________________________Espectro clínico

Cistite: a aderência da bactéria à bexiga leva ao quadro de cistite bacteriana, ou infecção do trato urinário "baixo". A contagem de bactérias deveria permitir uma clara distinção entre contaminação e infecção. Entretanto, a utilidade e consistência do critério de Bacteriúria significante como³ 105 unidades formadoras de colônias por mililitro (UFC/mL) para o diagnóstico de ITU tem sido freqüentemente questionadas. A valorização dos sintomas de ITU, conforme descrição a seguir, deve prevalecer, e, portanto nos casos sintomáticos, contagens³ 104 UFC/mL ou até menores, dependendo do germe, podem sugerir ITU.

Pielonefrite (PN) aguda: também denominada de infecção do trato urinário "alto" ou nefrite intersticial bacteriana, por refletir alterações anatômicas e/ou estruturais renais, decorrentes de um processo inflamatório agudo acometendo o rim e suas estruturas adjacentes. A PN aguda não complicada pode acometer as mesmas mulheres que desenvolvem cistite, mas a proporção de PN para cistite é de 18:1 ou 28:1. Clinicamente, a PN costuma se diferenciar da cistite pela presença de sintomas clínicos mais exuberantes e sistêmicos.

Bacteriúria de baixa contagem: Baixa contagem pode significar contaminação, mas na grande maioria dos casos os germes isolados são típicos de ITU, como E. coli, outros gram-negativos ou o Staphylococcus saprophyticus. Portanto, a baixa contagem pode também refletir:

a) fase precoce de ITU em andamento;

b) diluição urinária devido a maior ingestão de líquidos;

c) crescimento lento de certos uropatógenos como o Staphylococcus saprophyticus ou ainda

d) síndrome uretral (vide descrição a seguir).

Bacteriúria assintomática: Presença de bacteriúria significativa na ausência de sintomas. Para considerá-la significante e diferenciá-la de contaminação são necessárias pelo menos duas uroculturas em que o mesmo germe foi isolado e com contagem  105 UFC/mL ou próximas a este valor. Para ITU por S. saprophyticus ou Cândida, "cutoff" (valor de corte) de 104 UFC/mL é aceito. O tratamento desta condição é controverso.

Síndrome Uretral ou Síndrome Piúria-Disúria ou "Abacteriúria sintomática": diferentemente da condição anterior, os sintomas de disúria e maior freqüência urinária são exuberantes, mas:

Urocultura negativa

Sedimento urinário normal ou com leucocitúria (leucocitúria estéril).

Podem significar:

a) infecções por germes fastídicos ou não habituais (não crescem nos meios de cultura habituais) como a Chlamydia trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Neisseria gonorrhoeae, Mycoplasma, Mycobacteria, Trichomonas, Candida ;

b) abscesso renal sem drenagem para o trato urinário;

c) tuberculose do trato urinário, mais freqüente nos últimos anos;

d)amostras urinárias obtidas durante tratamento ou durante uso de agentes antisépticos.

e)Vaginites, vulvites, uretrites e outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com