TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFECÇÃO DO TRATO URINARIO

Artigos Científicos: INFECÇÃO DO TRATO URINARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE PALMAS – FAPAL

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

PALMAS

2014

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

PALMAS

2014

RESUMO

A infecção urinária ou ainda infecção do trato urinário (ITU) pode acontecer em qualquer parte do trato urinário. As infecções do trato urinário têm nomes diferentes de acordo com a parte do trato urinário infectada:

• Bexiga - uma infecção na bexiga também é chamada de cistite ou infecção da bexiga;

• Rins - uma infecção de um ou de ambos os rins é chamada de pielonefrite ou infecção renal;

• Ureteres - os tubos que levam a urina de cada um dos rins até a bexiga raramente são um lugar de infecção;

• Uretra - uma infecção do tubo que drena a urina da bexiga para fora do corpo é chamada de uretrite.

A infecção pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria dos casos a infecção é causada por bactérias. Embora a urina contenha uma variedade de fluidos, sais e produtos que o metabolismo excreta, ela geralmente não possui bactérias. Quando bactérias entram na bexiga urinária ou rins e se multiplicam na urina, elas causam ITU.

Embora elas causem desconforto, as infecções do trato urinário geralmente são tratadas rapidamente e facilmente com tratamento médico adequado. Os sintomas mais comuns são a dor ao urinar, vontade anormal de urinar e coceira.

PALAVRAS - CHAVE: Trato Urinário/Infecção. Cistite. Pielonefrite. Bacteriuria assintomática.

INTRODUÇÃO

O sistema renal é constituído por dois órgãos denominados rins que realizam a maior parte das excreções, onde é filtrado o sangue e recolhido os resíduos metabólicos de todas as células do nosso corpo. O rim é constituído de um sistema de tubos condutores do produto final deste filtrado que é a urina, a qual chamamos de via urinária, sendo compostas por: pelve renal, ureteres, bexiga urinária e uretra. A urina é o veículo que controla a eliminação de água, sais minerais, íons e resíduos metabólicos. Caso não funcione corretamente, a pessoa poderá ficar intoxicada pela ureia e outras substâncias tóxicas que o próprio metabolismo produz (endógenas) ou que a pessoa internalizou (exógena) como remédios, drogas ou agrotóxicos. Infecção do trato urinário é quando ocorre uma invasão do micro-organismo com o trato urinário. A infecção do trato urinário é uma das mais frequentes encontradas na prática clínica, ainda é a maior causa de admissão hospitalar, sendo responsável por significante morbidade e mortalidade e um alto custo financeiro. A ITU é uma patologia que ocorre em todas as idades, tendo maior prevalência em mulheres jovens com vida sexual ativa, crianças com até os seis anos de idade e em idosos com mais de 60 anos de idade. Em mulheres tem maior prevalência devido às questões anatômicas, a uretra feminina é menor que a masculina, com isso é maior a proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra. Porém no homem é maior o comprimento uretral, tendo maior fluxo urinário e o fator antibacteriano prostático são protetores. A realização e interpretação do antibiograma vêm se dificultando cada vez mais, devido suas limitações e crescente de novos mecanismos de resistência, oque exige atualização e treinamento dos profissionais.

As causas de retenção urinária podem ser congênitas ou adquiridas. Nas causas congênitas temos o estreitamento congênito do meato em meninos e, nas meninas, as válvulas da uretra posterior e as junções uretrovesicais e uretero-pélvicas. Entre as causas adquiridas as mais frequentes são bexiga neurogênica, prostatismo, cálculo ureteral, fibrose ou tumor maligno retro peritoneal e gravidez.

A infecção do trato urinário começa normalmente com um quadro localizado de cistite (infecção da bexiga). O paciente começa com uma dor/queimação ao urinar muito incômoda, dor no baixo ventre e o aumento do número de vezes que precisa urinar, só que paradoxalmente fazendo apenas "poucas gotinhas" de cada vez (ocorre devido à irritação da bexiga). Sangramento leve não é sinal de gravidade e pode ocorrer. Por outro lado, febre associada, dor nas costas constante e queda do estado geral necessitam de avaliação de um serviço de emergência, pois indicam que a doença progrediu e atingiu os rins, causando uma pielonefrite.

No entanto, pacientes idosos e imunodeprimidos podem apresentar um quadro atípico, com ITU sem dor ao urinar e sem polaciúria. Muitas vezes esses pacientes apresentam apenas uma queda do estado geral ou um episódio de confusão mental. Às vezes, evoluem com infecção dos rins com febre baixa ou mesmo sem febre, o que dificulta o diagnóstico. Em crianças o quadro pode ser de febre sem outros sinais (sem sinais localizatórios), dor na palpação da barriga ou choro ao urinar.

Alguns conceitos básicos relacionados com a ITU devem estar bem esclarecidos para que as intervenções sejam efetivas. Entre eles está o conceito de bacteriúria, que pode ser e/ou não significativa para indicar a presença de infecção.

Bacteriúria significa a presença do microrganismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com