TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Cardiaca Esquerda

Exames: Insuficiencia Cardiaca Esquerda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  348 Visualizações

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUERDA

Os efeitos clínicos morfológicos da insuficiência cardíaca esquerda(ICE) resultam primeiramente de um represamento progressivo ao sangue dentro da circulação pulmonar e das consequências da redução do fluxo e da pressão sanguínea periféricos.

Aspectos clínicos:

Dispneia(falta de ar) geralmente é a primeira e mais significativa queixa de pacientes com insuficiência cardíaca esquerda; a tosse também costuma acompanhar a insuficiência cardíaca esquerda devido ao transudado de liquido para dentro dos espaços aéreos. Com o avanço do impedimento cardíaco, os pacientes desenvolvem despia quando deitados (a chamada ortopnéia); isto ocorre devido ao aumento do retorno venoso a partir das extremidades inferiores e pela elevação do diafragma durante a posição supina. A ortopnéia tipicamente melhora com o ato de sentar ou de ficar em pé, por isso, tais pacientes geralmente dormem sentados com tronco na posição vertical. A dispneia paroxística noturno é uma forma particularmente expressiva de falta de ar que acorda os pacientes praticamente sufocando.

Outras manifestações de insuficiência ventricular esquerda incluem coração aumentado(cardiomegalia), taquicardia, terceira bulha cardíaca e estertores finos nas bases pulmonares, produzidos pelas respirações através dos edemas pulmonares alveolares. Com a dilatação ventricular progressiva, os músculos papilares são deslocados em sentido lateral, causando regurgitação mitral e murmúrio sistólico. A dilatação crônica subsequente do átrio esquerdo frequentemente é acompanhada por fibrilação atrial, que se manifesta por um ritmo cardíaco "irregularmente irregular".

Bibliografia : http://coracao2010.blogspot.com.br/2010/02/insuficiencia-cardiaca-esquerda-os.html

...