TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda

Ensaios: Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

Insuficiência Cárdica Congestiva Esquerda em um Labrador de 12anos, 30 kg.

1 FISIOLOGIA DO CORAÇÃO

O coração é o órgão com a função de bombear sangue para todo o corpo. Ele possui um grupo de células especializadas (nó) que geram um impulso elétrico IE independentemente da condição ou interferência dos outros órgãos ou sistemas para manter seu funcionamento. Ele funciona durante toda sua vida, pois o sangue que ele bombeia carrega vários nutrientes, íons, azotos e principalmente gás oxigênio O2 e glicose que são fundamentais para a atividade celular e insubstituível em células neuronais.

O coração funciona basicamente pela chegada do sangue venoso pelas veias cavas que desemboca no átrio direito, esse possui uma valva (tricúspide) que evita o retorno do sangue que está no ventrículo direito. O ventrículo em sístole expulsa o sangue através das artérias pulmonares que possuem valvas (semilunares) para que o sangue não retorne durante a diástole. O sangue faz hematose no pulmão e virar sangue arterial que retorna ao coração pelas veias pulmonares até o átrio esquerdo que possui a valva mitral que evita o retorno do sangue ventricular durante a sístole ventricular, com isso o sangue passa pela artéria aorta e fica disponível para os processos metabólicos celulares. A aorta possui valvas semilunares que evita o retorno durante a diástole ventricular.

Os batimentos cardíacos de um cão varia entre 80 e 120 em média por minuto podendo haver interferência extrínseca como hormônios adrenérgicos e colinérgicos que devem ser considerados na hora de diagnosticar uma patologia. Durante o fechamento das valvas sempre à um retorno de sangue, porem insignificante. Quando esse retorno possui volume significativo ou a musculatura do coração (miocárdio) não consegui bombear a quantidade necessária de sangue, isso gera um quadro fisiopatológico de Insuficiência Cardíaca.

2 INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA (ICCE)

A insuficiência cardíaca congestiva ICC é o congestionamento do sangue em determinado vazo ou órgão devido um retorno sanguíneo em uma das valvas, ou seja, é um acometimento da valva, que pode ser congênito, por estres, excesso de maça muscular a ser irrigada, hipertrofia do miocárdio, parasitário e várias outras patologias que geram sobrecarga no coração ou podem ser específicos das valvas.

A ICCE é uma patologia que acometi a valva mitra ou bicúspide que evita o retorno sanguíneo do ventrículo esquerdo durante sua sístole. Com esse retorno a um déficit no sangue que vai pro pulmão e um congestionamento entre o sangue que chega ao átrio esquerdo e o sangue que flui inapropriadamente pela valva mitral fechada, com isso gera um acumulo de sangue no pulmão (edema pulmonar) e acarreta na falta de Glicose e O2 para o resto do corpo.

3 CONCLUSÃO

Na anamnésia do Cão foi relatado fraqueza que é característico da falta de O2 e glicose, tosse e dificuldade respiratória (inspiração e expiração) que ocorre pelo excesso de liquido no pulmão. No exame físico identificou-se pulso femoral fraco e tempo de preenchimento capilar prolongado, isso devido à dificuldade do coração de bombear sangue, sopro grau IV que é um patologia no qual se ausculta o retorno sanguíneo pela valva no caso a mitral durante a sístole ventricular. Também foi identificado ritmo de galope que é uma taquicardia compensatória ao déficit no fluxo sanguíneo.

Quanto aos exames complementares observou-se na radiografia aumento de volume do coração esquerdo (hipertrofia compensatória) e edema pulmonar, na ecocardiografia identifico cardiomegalia esquerda, e retorno sanguíneo na valva mitral, além de alterações no eletrocardiograma como arritmias e taquicardia.

Alguns sintomas em especiais como taquicardia, hipertrofia do miocárdio, são adaptações do coração para tentar suprir o déficit sanguíneo, onde o miocárdio aumenta sua massa para bombear mais sangue pro corpo e aumenta seus batimentos cardíacos com o mesmo princípio. Contudo ao aumentar a massa do miocárdio acaba gerando estenose nas cavidades cardíacas, aumentando a taquicardia, além de gerar uma força maior sobre as valvas que podem não resistir a tamanha força e cederem, gerando sopros dos diversos graus e podendo causar fibrose das valvas.

O conjunto de informações indico uma ICCE. As insuficiência cardíacas em sua maioria não possuem tratamento, só métodos profiláticos ou de melhoria e prolongamento de vida do animal. Grande incidência em animais idosos, tendo com principais causas:

Endocardiose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com