TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Cardíaca Congestiva

Dissertações: Insuficiência Cardíaca Congestiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 9

Insuficiência Cardíaca

O significado do termo insuficiência cardíaca indica uma disfunção do coração para bombear sangue suficiente às necessidades do organismo. A redução de bombeamento sanguíneo pelo coração pode ter várias origens, desde idiopatias a causas secundárias como diabetes, estresse emocional, tipo de personalidade, obesidade, dieta rica em sódio e gorduras, inatividade física, idade, raça, sexo, história familiar dentre outros (LAMB, 1971).

GUYTON (1992) descreve vários tipos de insuficiência cardíaca: 1- Insuficiência Cardíaca latente a que se manifesta quando o coração se vê obrigado a bombear o excesso de sangue de que o organismo necessita nas situações de esforço; 2- Insuficiência Cardíaca moderada quando o coração sofre subitamente uma lesão grave, por exemplo, um infarto do miocárdio. Em consequência ocorre: redução do débito cardíaco e acúmulo de sangue nas veias; 3- Insuficiência Cardíaca aguda ou Insuficiência Cardíaca compensada iniciada após a insuficiência cardíaca moderada ocorre um retorno final do débito cardíaco ao normal e retenção de líquido, uma ligeira e moderada elevação na pressão arterial direita. Qualquer tentativa de realizar exercício vigoroso causa o retorno imediato dos sintomas de insuficiência cardíaca aguda, por que o coração não é capaz de aumentar sua capacidade de bombear até os níveis de manutenção do exercício, pois a reserva cardíaca está reduzida; 4- Insuficiência Cardíaca Grave ou Insuficiência Cardíaca Descompensada ocorre quando o coração é gravemente lesado e não ocorre nenhum tipo de compensação para que o débito cardíaco seja normal. A base deste tipo de insuficiência é o fato de o coração não conseguir bombear sangue suficiente para fazer os rins funcionarem adequadamente. Há uma contínua retenção de líquido sendo desenvolvido cada vez mais, podendo levar a morte; 5- Insuficiência Cardíaca Esquerda – Unilateral predomina à do lado direito, logo o sangue continua a ser bombeado para os pulmões e não é bombeado adequadamente do pulmão para o resto do corpo. Em consequência a pressão média de enchimento pulmonar eleva-se devido ao deslocamento de um grande volume de sangue da circulação sistêmica para a circulação pulmonar. Apresenta problemas como edema pulmonar, congestão vascular pulmonar; 6- Insuficiência Cardíaca de Alto Débito. Uma condição de sobrecarga do coração ocorre em pessoas com débito cardíaco mais alto do que o normal, ocasionando uma sobrecarga do coração por retorno venoso excessivo. Ocorre por alguma anormalidade circulatória que diminui drasticamente a resistência periférica total.

GUYNTON aponta ainda, que na insuficiência cardíaca uma ou mais de uma de três anormalidades distintas da função circulatória podem ocorrer: (1) debito cardíaco baixo o que produz o fluxo sanguíneo insuficiente para todas as partes do corpo: (2) congestão de sangue nos pulmões, devido a incapacidade do coração esquerdo em bombear o sangue que vem dos pulmões para a circulação sistêmica, isso frequentemente causa edema pulmonar grave e morte por sufocação: (3) congestão do sangue na circulação sistêmica,devido a incapacidade do coração direito de bombear adequadamente o que muito frequentemente,causa edema grave em todo corpo ( GUYNTON; 1992).

 Insuficiência com Baixo Débito Cardíaco

Um coração insuficiente pode, muitas vezes, mas nem sempre ser incapaz de bombear quantidades adequadas de sangue para os tecidos. Isso constitui a insuficiência cardíaca de baixo débito. Pode ser resultante do enfraquecimento de qualquer parte do coração ou do coração como um todo, uma vez que a insuficiência de qualquer parte pode muitas vezes prejudicar o bombeamento até então satisfatório.

 Congestão Pulmonar Resultante da Insuficiência Cardíaca

Quando é o coração esquerdo que, principalmente, está insuficiente o coração direito continua a bombear sangue para os pulmões com vigor normal, ao passo que o coração esquerdo não consegue deslocar esse sangue para a circulação sistêmica. O acumulo resultante do sangue nos pulmões aumenta as pressões de todos os vasos pulmonares e os ingurgita de sangue. Se a pressão capilar pulmonar fica elevada acima de 25 a 30 mm Hg, haverá extravasamento de líquido para fora dos capilares indo atingir os tecidos pulmonares e até mesmo os espaços aéreos dos pulmões (os alvéolos), causando o edema pulmonar. Na verdade, muitos pacientes que morrem de insuficiência cardíaca esquerda não morrem devido á redução do débito cardíaco, mas devido á incapacidade dos pulmões encharcados de água em aerarem o sangue.

 Congestão Periférica e Edema Periférico Resultante da Insuficiência Cardíaca

Se o coração direito fica insuficiente ou se todo o coração fica insuficiente (o que é o caso mais comum), a pressão atrial direita fica aumentada, fazendo com que muito do sangue que retorna ao coração fique represado nas veias periféricas. Como resultado, as pressões em todo o sistema venoso ficam aumentadas. As veias do pescoço ficam extremamente distendidas, e os reservatórios venosos, como o fígado e o baço, ficam ingurgitados de sangue. Ao mesmo tempo a pressão capilar em todo o sistema circulatório sistêmico, pode ficar tão elevada que líquido extravasa continuamente para os espaços teciduais, o que provoca grau extremo de edema periférico generalizado. Uma das condições que são ocasionalmente encontradas nos casos graves e não tratados de doença cardíaca é a inchação global do corpo, desde os pés até a cabeça, como resultado do excesso de líquido intersticial, constituindo a hidropisia.

O edema da insuficiência cardíaca é causado não apenas pela alta pressão nos capilares, mas também por dois outros fatores. Primeiro, o débito cardíaco diminuído (acompanhado de discreta redução da pressão arterial) diminui a quantidade de urina formada pelos rins, fazendo com que quantidades excessivas de água e de eletrólitos fiquem retidas no corpo, o que aumenta o volume do líquido extracelular. Segundo, o débito cardíaco diminuído também faz com que o córtex supra-renal secrete grandes quantidades de aldosterona, outro fator que promove a retenção renal de água e de sal, o que aumenta ainda mais o volume do líquido extracelular.

Uma das características mais essenciais do tratamento da insuficiência cardíaca é o controle da ingestão de sal e de água que o paciente bebe. Ao mesmo tempo, medicamentos potentes, os diuréticos, que aumentam a produção de urina pelos rins, são utilizados na maioria dos casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com