TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Cardiaca Congestiva

Artigos Científicos: Insuficiencia Cardiaca Congestiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 9

Estagio supervisionado em drogaria

Resumo

Ao fazer o curso de farmácia, o estudante anseia por crescer profissionalmente ou ingressar em uma nova atividade. O estágio supervisionado II do curso de graduação em Farmácia da Faculdade do Sul – UNIME Itabuna, apresenta a primeira relação direta entre o ensino e a prática profissional, criando a oportunidade de experiência, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas com a própria formação. O estágio supervisionado obrigatório facilita a articulação de conhecimentos práticos e teóricos, bem como propicia o desenvolvimento de competências e habilidades adquiridas na atividade profissional.

Palavra chave: estágio, crescer profissionalmente, formação

1.0-Introdução

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010). Por isso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente.

2.0-Objetivo

5

Objetivo deste estágio foi conhecer a rotina de uma farmácia de dispensação, conhecimento para o tratamento aos clientes quanto aos cuidados que se deve ter ao lidar com medicamentos, como é importante ter um farmacêutico presente na hora de esclarecer as dúvidas dos clientes e no treinamento dos empregados. O estágio serviu para pôr em pratica os conhecimentos adquiridos na faculdade e a sua utilização no cotidiano de um farmacêutico.

3.0- Métodologia

Este trabalho fez parte do processo avaliativo da disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de farmacia da Faculdade do Sul – FACSUL. Foram utilizados artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica.

4.0- Características da empresa concedente

Razão social: Drogaria e perfumaria LTDA

Nome fantasia: Drogaria Vel

Horário de funcionamento: De domingo a domingo das 7:30hs às 22:00hs

5.0-Características organizacional e funcional da drogaria

Serviços: visando o atendimento da comunidade e de todos aqueles que procuram serviços de uma drogaria, a Drogaria Velanes oferece serviços de dispensação de medicamentos industrializados (de referencia, similar e genéricos); produtos de higiene, perfumaria e produtos para saúde.

Quadro de funcionários: é composto de quatro balconista/ atendente, um estoquista/auxiliar de serviços gerais, dois caixa/ atendente e um farmacêutico/gerente responsável.

6

6.0- Infraestruturas físicas do local

a área da drogaria é dividida por paredes de alvenarias e divisórias de PVC, resultando em vários departamentos:

- Hall de entrada;

-Caixa;

-balcão de dispensação- área de atendimento ao cliente onde são realizados orçamentos, dispensação seguidos de vendas e onde se realiza também orientação farmacêutica;

-gondola de higiene infantil;

-gondola de perfumaria adulto /infantil;

-gondola de higiene pessoal;

-diabetc center;

-balcão de dispensação;

-departamento de medicamentos de referencia;

-departamento de medicamentos similares;

-departamento de medicamentos oficinais;

-departamento de medicamentos genéricos;

-departamento de medicamentos fitoterápicos;

Os medicamentos e alguns correlatos ficam dispostos atrás do balcão de atendimento. Os medicamentos referência e os genericos são ordenados em ordem alfabéticas e os similares por nome comercial e classe terapêuticae são dispostos em prateleiras laterais e frontais.

-sala do farmacêutico que também funciona como deposito para armazenamento de medicamentos, armário para controlados e deposito medicamentos e produtos vencidos;

-sala de atendimento ao cliente e área de conferencia onde são prestados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de injetáveis e ainda é usada para dá entrada de produtos e medicamentos no sistema;

-banheiro;

- área para acolhimento de produtos termo lábeis.

7

7.0-Descrições das atividades

O farmacêutico responsável, apresentou todos funcionários da loja e todos os planos de carreira, tanto para farmacêutico como para funcionários. E também mostrou as instalações da loja, a forma como os produtos estão distribuídos, os pontos estratégicos, os principais clientes, a sala de aplicação de injetáveis, a geladeira com os medicamentos sob refrigeração, o armário de medicamentos controlados e disposição de medicamentos tarjados na prateleira, foi apresentado também toda a informatização da loja, como pesquisar preços ou descrição dos produtos, fechamento de vendas, e funcionamento dos convênios que a drogaria oferece principalmente o Programa Farmácia Popular do Brasil onde a drogaria é credenciada junto ao Governo Federal para ampliar o acesso gratuito ou com 90% do valor de referencia aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Para ter acesso a essa economia, basta que a pessoa procure a drogaria e apresente a receita médica acompanhada de xerox da mesma, o seu CPF e documento com foto. São oferecidos medicamentos para hipertensão, diabetes, colesterol e anticoncepcionais.

Outras atividades:

7.1-Controle de estoques

Os pedidos e compra e a reposição dos produtos oferecidos pela Drogaria Velanes são feitas diretamente com as distribuidoras, sendo a reposição rápida. Isto permite que a farmácia não necessite de grandes estoques, beneficiando o consumidor e aumentando o giro de capital. Quando um balconista observa a falta de um medicamento e/ou produto de perfumaria e higiene ele anota em um caderno de faltas. Caso seja solicitado algum medicamento que não esteja disponível, o paciente poderá fazer o seu pedido.

No ato de recebimentos de mercadoria certificar-se de que os produtos recebidos são os que realmente foram pedidos e se os produtos não estão danificados ou vencidos verifica-se ainda lote numero da nota o volume. Os medicamentos e produtos seguem para serem registrados no sistema pelo estoquista cuja entrada posteriormente e conferida criteriosamente pelo farmacêutico responsávele seguidos para organização e disposição nas prateleiras.

Os medicamentos avariados, danificados, sem validade, sem número do lote ou sem lacre, são reservados em local devidamente identificado para que sejam trocados imediatamente pelo fornecedor ou feito o descarte junto a matérias perfuro cortante(lixo do tipo E) que é feita por uma empresa

8

terceirizada, (TRR), a cada quinze dias que fica responsável pelo seu destino final.

Todos os produtos disponíveis para o consumidor, assim que ele passa pelo caixa num processo de fechamento de venda, por meio da leitura do código de barras, automaticamente ocorre baixas do estoque do produto onde, se consegue gerar um relatório para verificar a quantidade dos produtos em estoque que é conferido através de balanços semanais feitos pelo estoquista, balconista e farmacêutico.

7.2- Dispensação de medicamentos

No ato do recebimento da receita deve serem feitas a conferencia da Prescrição e verificas se elas não estão rasuradas ou emendadas, inlegíveis

A dispensação dos medicamentos sujeitos a controle especial é de acordo com a Portaria Nº 344/98, fazendo uma rigorosa observância dos notificações seja ela de cor branca, amarela ou azul. Depois da conferencia do receituário de controle especial o farmacêutico abre o armário onde se encontram os medicamentos para efetuar a dispensação do medicamento para o cliente e posteriormente irá carimbar essa notificação de receita. Para os antibióticos também devem ter retenção de receitas,a presentação de documento com foto e verificar se está dentro do prazo de validade. A dispensação de medicamentos deve ser realizada com orientação aos requisitantes (prática de assistência farmacêutica). Caso surgissem dúvidas, recorria-se ao farmacêutico presente e ao DEF (Dicionário de Especialidades Farmacêuticas), para assim, fornecer informações precisas sobre os medicamentos e seu modo de uso. Desta forma, as pessoas são orientadas sobre o modo correto da administração da medicação, diminuindo o risco de erros e aumentando a probabilidade de se ter um tratamento eficaz.

8.0-Atribuições farmacêuticas

são inerentes do profissional farmaceutico as seguintes atribuições:

-estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos;

- assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos;

- manter arquivos que podem ser informatizados com a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial;

9

- manter atualizada a escrituração;

- manter a guarda dos produtos sujeitos a controle especial de acordo com a legislação especifica;

Dentre outras atribuições

9.0-Levantamento e resumo das principais legislações pertinentes a drogarias

9.1-Portaria 344/98: Os medicamentos constantes nesta Portaria são: Entorpecentes, Psicotrópicos, Retinóides de uso sistêmico e imunossupressores, Anti-retrovirais, anabolizantes e Outras substâncias sujeitas a controle especial.Tais medicamentos precisam de notificação de receita. A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos a base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" cor amarela (entorpecentes), "A3" cor amarela, "B1" e "B2"cor azul (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras). A notificação da receita é personalizada e intransferível, devendo conter somente uma substância das listas “A1” e “A2” (entorpecentes) e “A3”, “B1” e “B2” (psicotrópicas), “C2”, cor branca, (retinóides de uso sistêmico) e “C3” (imunossupressores), ou um medicamento que as contenham. Dados como identificação do emitente; identificação do usuário; nome do medicamento ou da substância; identificação do comprador e do fornecedor; quantidade aviada devem estar presentes na notificação de receita que são validas por 30 dias a contar da data de sua emissão. O formulário de receita de controle especial, válido em todo o território nacional, deve ser preenchido em duas vias, manuscrito, datilografado ou informatizado, apresentando, obrigatoriamente, em destaque em cada uma das vias os dizeres: “1 a via – retenção da farmácia ou drogaria” e “2 a via – orientação do paciente”. As farmácias ou drogarias são obrigadas a apresentar dentro do prazo de 72 horas à autoridade sanitária local a receita de qualquer controlado procedente de outras unidades federativas, para averiguação e visto. 9.2-RDC 44 de 17/08/2009 DAS CONDIÇÕES GERAIS As farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento:

10

-Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa; -Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável; - Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente; -Certidão de Regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia da respectiva jurisdição; e - Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento. O estabelecimento deve manter a Licença ou Alvará Sanitário e a Certidão de Regularidade Técnica afixados em local visível ao público. Lista de produtos Somente produtos relacionados à saúde poderão ser comercializados em farmácias e drogarias. A lista inclui plantas medicinais, cosméticos, produtos de higiene pessoal, produto de saúde para uso por leigo e algumas categorias. Os serviços prestados ao publico como aferição de pressão arterial, teste de glicemia perfuração de lóbulo auricular (colocação de brinco) deverão ser feita com aparelho específico para estes fins. Fica vedada a comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial solicitados por meio remoto e deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento. As farmácias e drogarias devem ser localizadas, projetadas, dimensionadas, construídas ou adaptadas com infra-estrutura compatível com as atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo, ambientes para atividades administrativas, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, depósito de material de limpeza e sanitário. Os ambientes devem ser mantidos em boas condições de higiene e protegidos contra a entrada de insetos, roedores ou outros animais. 10.0-Sistema SNGPC ( sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados) O SNGPC para farmácias e drogarias é a primeira etapa de um projeto maior integrante da Política da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária que deverá englobar toda a cadeia de produção (indústrias e distribuidoras), bem como promove uso racional dos medicamento podem causar dependência física e psíquica. O SNGPC tem como principais objetivos: -monitorar a dispensação de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicas e seus precursores; -otimizar o processo de escrituração -permitir o monitoramento de hábitos de prescrição e consumo de substancias contorladas em determinada região para propor políticas de controle;

11

-captar dados que permitam a geração de informação atualizada e fidedigna para o SNVS para a tomada de decisão; -dinamizar as ações da vigilância sanitária. Nesse aspecto, o desenho informativo do SNGPC adotado nesta versão privilegia a adoção de padrões na transmissão de dados proporcionando meios de realizar a escrituração das movimentações de forma totalmente digital e buscando a integração com os sistemas de gerenciamento já existentes nas farmácias. Para garantir esta característica, foi estabelecido um padrão de transmissão de dados, com o qual os sistemas das farmácias e drogarias deverão ser compatíveis para permitir a transmissão eletrônica à Anvisa.

...

Baixar como  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »