TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insulina E Glucagon

Casos: Insulina E Glucagon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  577 Visualizações

Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans. As ilhotas são constituídas por vários tipos celulares. Dentre elas destaca-se as células alfa, que são responsáveis pela produção do glucagon, e as células beta, que produzem a insulina.

Nas células hepáticas, o transporte de glicose para o interior da célula não depende da difusão facilitada, pois a membrana celular hepática é muito permeável. Por isso, a glicose pode difundir-se nas duas direções, tanto para fora quanto para o interior dessas células.

Após a refeição, o alimento sofre o processo digestivo, transforma-se em glicose e entra na corrente sanguínea. Conforme os níveis de glicose no sangue aumentam, o pâncreas libera o hormônio insulina, responsável por retirar a glicose da corrente sanguínea e deixá-la entrar nas células do corpo.

Parte desta glicose do sangue é armazenada no fígado como glicogênio. Quando os níveis de glicose sanguínea estão muito baixos (hipoglicemia), o fígado libera esta glicose. À medida que a glicose entra na célula, os níveis de insulina secretada pelo pâncreas diminuem e a glicose que foi armazenada no fígado volta para a corrente sanguínea, com a ajuda do hormônio glucagon (também secretado pelo pâncreas). O glucagon ajuda para que não ocorra hipoglicemia

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com