TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insulina E Glucagon

Ensaios: Insulina E Glucagon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

1ª questão

Os alimentos são as substâncias que comemos como o leite, o pão, a carne, a laranja. Já os nutrientes são as substâncias contidas, em maior ou em menos quantidade, nos alimentos. São os nutrientes que têm influência na saúde dos indivíduos e, do ponto de vista nutricional, é para nos beneficiarmos deles que ingerimos os alimentos. Dessa forma, pode-se considerar o alimento um veículo para os nutrientes.

Cada alimento possui variados nutrientes, os quais por sua vez, se apresentam em quantidades diferentes, dependendo do alimento. Veja exemplo:

Alimento Nutriente Quantidade

Leite de vaca (100 ml) Protídeos

Lipídios

Glicídios

Cálcio

Fósforo

Ferro

3,1g

3,4g

5,0g

114mg

102mg

0,1mg

Queijo-de-minas (100g) Protídeos

Lipídios

Glicídios

Cálcio

Fósforo

Ferro

18,0g

19,0g

Não há

685mg

430mg

0,4mg

Comentário: os alimentos depois de ingeridos são separados através da digestão onde posteriormente os nutrientes passam para a corrente sanguínea através da absorção. Na corrente sanguínea os nutrientes são transportados até as células onde serão realmente aproveitados.

2ª questão

Quais são os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo?

Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. Outros componentes da alimentação que não são digeridos ou totalmente metabolizados são as fibras, pectinas e gomas.

As proteínas, presentes nas carnes, nas leguminosas (feijão, amendoim, ervilha, lentinha e soja), no leite e seus derivados e nas sementes (castanhas, nozes etc.), são os alimentos construtores. São necessárias para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa.

Os carboidratos e os lipídeos são os alimentos energéticos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Estão presentes no arroz, massas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com