TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo do corpo humano

Artigo: Introdução ao estudo do corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Artigo  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução ao estudo do corpo humano

A Anatomia é o ramo da ciência que estuda a estrutura ou (morfologia) do corpo humano. Assim, a Anatomia descreve a forma do coração, qual é o seu tamanho, a sua constituição, como está organizado e onde se situa.

No seu conceito atual e mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.

A palavra anatomia vem do grego e significa (ana= de alto a baixo, em partes + tome = corte; cortar de alto a baixo, cortar em partes). Dissecação, portanto, é o ato de cortar ordenadamente alguma coisa, no caso, o cadáver de um indivíduo da espécie humana, no intuito de conhecer a disposição das estruturas que o compõem.

O estudo da Anatomia sempre exerceu, através dos tempos, um verdadeiro fascínio sobre o homem. Conhecer-se a si mesmo, nas entranhas, desvendando a intimidade de suas estruturas, foi, e será, sempre, algo que excita a curiosidade humana. Este desejo de “conhecer-se” não é apenas morfológico; é também fisiológico. A primeira observação anatômica deve ter ocorrido no dia em que o primeiro homem ou a primeira mulher viu o reflexo de seu rosto e de seu corpo na superfície tranqüila do lago no qual se banhava, quando os sons guturais e/ou sinais e gestos, que precederam a fala e a comunicação, permitiram apontar ou descrever cada uma das partes do próprio corpo ou de seus semelhantes.

Muitas das descrições, na verdade, reportavam-se a dissecações feitas em animais, como as que foram feitas pelo fisiologista grego Galeno, que dissecou porcos e macacos no século II d. C. Foi só em 1539 que André Vesálio (1514-1564), um anatomista belga, demonstrou que as descrições anatômicas de Galeno não se referiam a dissecações feitas na espécie humana. Para isto dissecou corpos humanos e, com suas descrições, ajudou a corrigir noções equivocadas que prevaleciam desde a Antigüidade, tornando-se merecedor do epíteto pelo qual foi consagrado “pai da anatomia científica”. Sua obra mais importante De humani corporis fabrica, marcou época e simbolizou o fim do galenismo, dividindo a Anatomia em antes e depois do autor.

Como toda ciência, a Anatomia tem sua linguagem própria. Ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes dá-se o nome de Terminologia Anatômica. está sujeita a modificações, acréscimos, supressões, como qualquer língua viva, desde que aprovada pela International Federation of Associations of Anatomists (IFAA). Na disciplina de Anatomia, é permitido usar abreviaturas para designar os termos gerais do corpo humano.

Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, torna-se como padrão ou modelo uma posição convencional, chamada de posição de descrição anatômica ou simplesmente posição anatômica.

Quando nos referimos ao lado esquerdo do corpo, à sua metade superior ou à sua parte anterior, estamos nos referindo aos seus planos ou secções. Os três importantes planos de secção do corpo são: sagital, frontal, transversal.

Os adjetivos interno e externo, superior (cranial) e inferior (caudal), superficial e profundo também são usados em Anatomia para indicar a situação de um órgão ou de uma de suas partes.

Pequenas diferenças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com