TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juh Duarte

Monografias: Juh Duarte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da medula espinhal e do tronco encefálico?

R: Medula espinhal: Condução de impulsos e integração de reflexos.

Tronco encefálico: O tronco encefálico é o local de saída e de entrada dos 10 pares de nervos cranianos verdadeiros (NC III-XII).

Quais as estruturas do cerebelo e do diencéfalo?

R: Cerebelo: córtex cerebelar, verme superior, verme inferior, lobo anterior do cerebelo, lobo posterior do cerebelo, fissura primária, tonsila, pedúnculo cerebelar médio, pedúnculo cerebelar inferior, pedúnculo cerebelar superior, árvore da vida, ponte e bulbo.

Diencéfalo: Tálamo, hipotálamo, epitálamo e hipófase.

Quais são as meninges, qual a importância do líquor e da vascularização do SNC, bem como, quais são os nervos cranianos e espinhais?

R: As meninges são formadas por três membranas: a dura-máter (dura), a aracnóide-máter (membrana aracnóide) e a pia-máter. O espaço subaracnóideo, situado entre a aracnóide e a pia-máter, contém o líquido cerebrospinal.

O encéfalo e a medula ficam imersos no LCE (Circulação do líquido cerebrospinal). O LCE , produzido no plexo corióideo, ocupa o espaço subaracnóideo e os ventrículos do encéfalo.

Os nervos cranianos são: Olfatório, Óptico, Oculomotor, troclear, trigêmeo, abducente, facial, vestíbulococlear, grossofaringeo, vago, acessório e hipoglosso.

Qual o mapeamento do córtex cerebral? Relacioná-lo às principais áreas e funções.

R: O córtex cerebral é composto de substancia cinzenta que tem 2 a 4 mm de espessura. Abaixo do córtex cerebral está a espessa camada de substância branca do cérebro, que constitui a segunda camada. O córtex cerebral é caracterizado por numerosas pregas e sulcos chamados circunvoluções, que formam-se durante o inicio do desenvolvimento fetal, quando o tamanho do encéfalo aumenta rapidamente e o córtex aumenta desproporcionalmente à substancia branca subjacente. As pregas elevadas das circunvoluções são os giros do cérebro e os sulcos escavados são os sulcos do cérebro. As circunvoluções triplicam efetivamente a área da substancia cinzenta que é composta de corpos de células nervosas.

Quais as características da grande via aferente e eferente?

R: Fibras aferentes (sensitivas) que transmitem impulsos em direção ao sistema nervoso central (SNC).

Fibras eferentes (motoras) que transmitem impulsos que saem do sistema nervoso central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com