TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOCALIZAÇÃO DO ADRIAN

Tese: LOCALIZAÇÃO DO ADRIAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

LOCALIZAÇÃO ADRENAIS

A denominação supra-renal se aplica ao homem e poucos animais que se apresentam em posição bipedal, onde as glândulas estão situadas ântero-superiores a cada extremidade superior do rim.

Os animais que se apresentam em posição quadrupedal (cão, bovinos, caprinos, suínos e outros) apresentam as supra-renais em posição ante-renal .

Nas aves apresentam uma posição mais voltada para os vasos porta e cava e seriam então inter-renais. Em anfíbios as referidas glândulas não sofrem fusão (cortical-medular) mantendo-se separadas.

De qualquer forma, as glândulas adrenais têm sua localização nas cercanias dos rins e são órgãos pares em mamíferos e aves.

ANATOMIA

As glândulas supra-renais são pequenos corpos amarelados, achatados ântero-posteriormente, estão situados sobre cada extremidade superior do rim. Circundadas por tecido conjuntivo contendo muita gordura perinéfrica, são envolvidos pela fáscia renal, mas separadas dos rins por tecido fibroso.

A glândula direita tem formato piramidal e a esquerda tem formato de meia lua.

Um corte transversal mostra duas áreas principais: a medular e a cortical. A camada medular tem origem na crista neural do embrião, enquanto a camada cortical tem sua origem no mesoderma celômico, mais precisamente na crista urogenital, onde também se originam testículos/ovários, próximo à raiz do mesentério. Por volta do primeiro terço da gestação ocorre a fusão das duas camadas.

CAMADA MEDULAR

Representa de 10 a 20% da glândula e é responsável pela secreção dos hormônios catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) na corrente sanguínea quando o animal é submetido a estresse fisiológico, tendo assim as reações do tipo “luta ou fuga”.

A medula é a parte interna da glândula, é considerada uma extensão da parte simpática do sistema nervoso autônomo. A medula da adrenal é o único órgão que é inervado pelos nervos simpáticos pré-ganglionares. As fibras que se dirigem a elas emergem entre a 9ª e 11ª raízes (em vários animais).

Ela é formada por células ganglionares simpáticas, células glandulares, vênulas e capilares.

As secreções da medula adrenal afetam os seguintes processos:

1. Facilitam a transmissão adrenérgica; (ADR)

2. Aumentam a frequência dos batimentos cardíacos; (NOR)

3. Aumentam a força de contração do coração; (NOR)

4. Aumentam a glicogenólise no fígado (efeito diabetogênico) e nos músculos; (ADR)

5. Liberam ácidos graxos livres do tecido adiposo.

Com isso os indivíduos submetidos a estresse são frequentemente caracterizados por vigilância, ereção do pelo, sudorese, taquicardia, taquipnéia ou micção. A medula da adrenal é um componente importante, mas não essencial à vida enquanto as emergências forem mínimas.

SÍNTESE CATECOLAMINAS

A síntese de catecolaminas obedece a um comando simpático que se inicia pelo hipotálamo e que os produtos finais ADR/NOR dependem da tirosina.

O terminal vegetativo simpático só libera NOR, enquanto que a adrenal libera as duas substâncias, tendo em vista que na supra-renal existe uma enzima (N-metiltransferase que atua sobre a feniletanolamina) que transforma NOR em ADR, o que não existe nos terminais simpáticos.

As catecolaminas liberadas pelas supra-renais entram na circulação e se espalham por todo o corpo exercendo, assim, uma ação de reforço para as fibras simpáticas no que diz respeito aos efeitos NOR.

CAMADA CORTICAL

Representa 80 a 90% da glândula adrenal e tem função de secretar diferentes hormônios esteróides. É a parte externa da glândula e se divide em três zonas histológicas distintas: glomerulosa, fasciculada e a reticulada.

A zona glomerulosa secreta mineralocorticóides, sendo o mais importante a aldosterona. Suas principais funções são o aumento na reabsorção de Na+ e aumento da excreção de K+ e H+.

A zona fasciculada secreta glicocorticóides, sendo o principal o cortisol. Suas ações principais são: imunossupressora, antiinflamatória, além de efeitos metabólicos como elevação da glicogenólise, inibição da síntese de proteínas (exceto no fígado), redistribuição da gordura corporal, e retenção de Na+ (significantemente menor que da aldosterona).

A zona reticulada produz pequenas quantidades de esteróides gonadais (testosterona, estrogênio e progesterona).

O córtex é essencial para a vida; a remoção completa é letal sem terapia de substituição. Também exerce considerável controle sobre os linfócitos e tecido linfático.

SÍNTESE GLICOCORTICÓIDES

A camada cortical da supra-renal tem um sistema de controle mais complexo que a camada medular. A regulação da liberação dos glicocorticóides envolve o eixo hipotalâmico-hipofisário.

No hipotálamo há a produção do hormônio CRH (Hormônio de Liberação da Corticotropina), que é transportado para a adeno-hipófise, onde estimula a secreção de ACTH (Hormônio Adrenocorticotrópico).

O ACTH tem tropismo pelas células do córtex da adrenal, mais precisamente da zona fasciculado-reticular. Se unindo aos receptores destas células ocorre o estímulo necessário para a conversão de colesterol em pregnenolona, e posteriormente em cortisol (principalmente) e outros glicocorticóides (corticosterona).

O cortisol é secretado na corrente sanguínea, onde a maior parte se liga a proteínas transportadoras, e vai atuar nos diferentes tecidos. Com isto o hipotálamo detecta a elevação nas concentrações de cortisol sanguíneos, e ocorre assim um feed-back negativo, impedindo a produção de CRH e ACTH e, consequentemente, de mais cortisol.

ALDOSTERONA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com