TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Das Mãos

Monografias: Lavagem Das Mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

As mãos são o principal veículo de transmissão dos microorganismos de um indivíduo para outro. A pele da mão em sua flora transitória é colonizada por microorganismos que podem ser infecciosos, causando diversos tipos de doenças, tal como viroses, infecções de vias aéreas e até mesmo a gripe A H1N1 que ficou conhecida no seu inicio como "gripe suína” e vem preocupando a população mundial.

O contágio da gripe A H1N1, por exemplo, e de várias outras doenças é dado através do ar, por vias aéreas e através do contato com pessoas contaminadas. Todavia sabe-se que em lugares onde as pessoas ficam aglomeradas há uma chance maior de contaminação pelo vírus (BRASIL, 2009).

A preocupação com a lavagem das mãos se iniciaram a partir do século XI, mas não como forma de prevenção de doenças e sim como rituais de purificações antes de procedimentos (SANTOS, 2002).

Muitos séculos passaram-se e a partir do sec.XIX Oliver Wendel Holmes preocupado com o grande número de mulheres que estavam morrendo nas enfermarias devido a febre puerperal afirmou que "A doença conhecida como febre puerperal é tão contagiosa que é freqüentemente carregada de paciente a paciente pelos médicos e enfermeiros". Pensando nisso Holmes sugeriu que os médicos que tratassem de pacientes com febre puerperal não deviam atender parturientes, e se isso não fosse possível que eles deviam lavar cuidadosamente suas mãos com cloreto de cálcio e trocar suas roupas após o atendimento. Ele ainda referiu após a observação que muitas vezes ocorreram efeitos perigosos e mesmo fatais após ferimentos recebidos no exame de cadáveres de pacientes que haviam morrido de febre puerperal - o que não ocorria no exame de cadáveres de outras enfermidades (GOBATTO; LONGHI, 2005).

Creches, escolas, templos religiosos e demais lugares de coletividade são lugares reconhecidos como locais de risco. Em relação às creches que abrigam as crianças o problema é ainda maior, porque crianças pequenas apresentam hábitos que facilitam a disseminação de doenças, tais como levar as mãos e objetos à boca, contato interpessoal muito próximo, contato físico direto com adultos levando dessa maneira a um processo denominado de infecção cruzada que é a infecção ocasionada pela transmissão de um microrganismo de um paciente para outro, geralmente pelo pessoal, ambiente ou um instrumento contaminado, sendo as mãos nesse caso um dos principais veículos dessa forma de transmissão (GOLDBAUMLL; NESTIL, 2007).

As crianças não são as únicas envolvidas na transmissão de doenças nas creches: familiares e profissionais (cuidadores), também estão sob o risco aumentado de adquirirem as mesmas doenças que as crianças. A família e os cuidadores, muitas vezes desconhecem medidas preventivas de higiene, tal como a lavagem correta das mãos, sendo dessa forma fortes disseminadores de doenças infecto-contagiosas (GOLDBAUMLL; NESTIL, 2007).

Segundo Neves, 2009 “é necessário o aperfeiçoamento constante para que o crescimento e desenvolvimento da pessoa sejam integrais, pois a ação educativa é um processo dinâmico. Desta forma o indivíduo terá como ordenar os seus pensamentos e suas necessidades de maneira inovadora (NEVES et al., 2009)

A lavagem apropriada das mãos é um procedimento simples e eficaz que reduz parte da sua contaminação e o risco de disseminação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com