TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem Das mãos

Casos: Lavagem Das mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade de higienização das mãos de profissionais atuantes em unidades básicas de saúde.

A pesquisa foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde de dez municípios da Região Sul de Santa Catarina em 2008. Foi Estudo epidemiológico transversal, desenvolvido com a observação de 369 profissionais da saúde ela aborda sobre a importância da higienização correta das mãos e destaca o desempenho dos profissionais de saúde, avaliando as condições de biossegurança. Devido as mãos ser o principal meio de veiculo de infecções no ambiente hospitalar há uma preocupação na pesquisa em demostrar o que pode ocorrer quando não fazemos a higienização da mãos corretamente principalmente porque nelas estão presentes bactérias que caausam infecções podendo levar até a morte, sendo assim a higienização tem a capacidade de inibir a disseminação das infecções no ambiente.

Os tipos de higienização são a simples, degermação das mãos, higienização antissepica e fricção antissepica só que nem sempre os profissionais de saúde a fazem de forma correta segundo a pesquisa. Por isso em 2005 a organização mundial de saúde lançou o desafio mundial para a melhoria de saúde considerando que a higienização das mãos é um problema bastante presente nos hospitais clínicas e demais locais de saúde. Os itens avaliados foram à higienização das mãos dos profissionais durantes procedimentos clínicos e cirúrgicos destacando a degermação das mãos antes de procedimentos clínicos e de procedimentos cirúrgicos; uso de anti-sépticos após a degermação das mãos; os anti-sépticos utilizados; uso de pia específica para a degermação das mãos; utilização de técnica correta durante a degermação; lavagem das mãos após ambos os procedimentos. Foram investigadas, também, o tempo de formado, sexo, idade e categoria profissional.

Conclui-se que durante o procedimento cirurgico nem todos os profissionais realizavam a higienização das mãos e os que realizavam a antissepssia das mãos realizaram a anti-sepsia das mãos utilizaram os seguintes produtos: o álcool a 70%,a clorexidina ou o polivinil pirrolidona iodo (PVP-I) , um sabão ou sabonete com anti-séptico e outros produtos, e que somente 56,1 % possuíam uma pia específica para os profissionais realizarem a higiene das mãos e ainda que que a higienização das mão deve ser feita independente da técnica ou procedimento que irá ser executado.

Apenas aproximadamente um terço dos profissionais observados realizou a higienização correta das mãos durante os procedimentos clínicos e cirúrgicos; o término dos procedimentos foi o momento de realização mais frequente da higienização das mãos; um número expressivo de profissionais (43,9%) não tinha acesso a uma pia próprio para lavagem das mãos; o nível de formação dos profissionais estava associado à higienização das mãos em procedimentos cirúrgicos e a variável idade à higienização nos procedimentos clínicos sendo que os mais velhos eram que seguiam a higienização correta. Sendo assim é nescessário um maior cuidado dos profissionais para a higienização das mãos corretamente e que tenham um maior empenho no cumprimento das normas determinadas pela ANVISA para zelar não só pela sua saúde, mas também pela dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com