TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberalismo

Tese: Liberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

LIBERALISMO

De acordo com MESSARI e NOGUEIRA (2005:58), “o Liberalismo é uma grande tradição do pensamento ocidental que deu origem a teorias sobre o lugar do indivíduo nasociedade, sobre a natureza do Estado e sobre a legitimidade das instituições do governo.” O ponto central do pensamento liberal é a liberdade do indivíduo, a representatividade da voz damaioria no governo, através da democracia, o direito à propriedade privada e ao livre comércio. Essas ideias dos pensadores liberais como John Locke, Montesquieu, Adam Smith eImmanuel Kant passaram a influenciar essa teoria das Relações Internacionais.

O principal líder político a praticar o liberalismo nas Relações Internacionais foi o Presidentenorte-americano Woodrow Wilson, ao final da primeira guerra mundial, na Conferência deVersalhes (1919-1920), Wilson apresentou seus famosos “14 Pontos”, nos quais condenava as alianças secretas entre os Estados, defendia uma diplomacia regulada pela opinião pública decada país, a promoção da democracia, a autodeterminação dos povos, o livre-comércio eterminava com a proposta da criação de uma organização internacional. Para Wilson, umaorganização internacional com regras comuns de direito internacional aplicada a todos osEstados, proporcionaria relações internacionais mais pacíficas.

Para o pensamento liberal dasRelações internacionais a lei que proporciona a ordem interna nos Estados poderia serinstaurada entre eles, regulando suas relações. Apesar das possíveis imperfeições, seriaperfeitamente plausível para o pensamento liberal uma instituição interestatal capaz de zelarpela paz por meio de simples apelos as normas do direito internacional e as normas morais.As instituições internacionais, o livre-comércio e a democracia são para a teoria liberal,pilares para o desenvolvimento de relações mais cooperativas e amistosas entre os Estados.Dessa forma para os teóricos liberais o livre-comércio entre os Estados seria um dos caminhospara manter a paz, isso porque a guerra atrapalha a atividade econômica tanto internamentequanto externamente. As relações comerciais possibilitariam a criação de laços entre osEstados, contribuindo para relações menos agressivas e mais amistosas, culminando assim emrelações internacionais mais civilizadas e menos propensas a guerra.

Norman Angell autor idealista liberal, em 1919, publicou o livro The Great Illusion (A grandeilusão), em que a ilusão se refere ao fato de muitos políticos ainda acreditarem que a guerraserve para propósitos lucrativos; que seu sucesso é benéfico para o vencedor. Angellargumenta que a realidade é exatamente oposta a isso: nos tempos modernos, a conquistaterritorial é bastante custosa e desagregadora politicamente, porque abala severamente ocomércio internacional.Para a teoria liberal, além do comércio, a democracia também proporciona um cenáriointernacional mais pacífico, um mundo menos conflituoso e mais cooperativo.

A paz e ademocracia possuem relação estreita, nações democráticas convivem em harmonia, buscam aresolução dos conflitos de forma legal, por intermédio do direito internacional. Sobretudo, nasdemocracias a voz da sociedade tem valor, e para o pensamento liberal a razão do homem oleva a escolher aquilo que o proporciona mais vantagens, no caso da paz, sua liberdade, seubem estar e principalmente a sua segurança.A teoria Liberal foi chamada de utópica e idealista pelos teóricos realistas, segundo estes, a teoria liberal estava baseada num “deveria ser”, analisando as relações internacionais apenaspor aspectos morais e acreditando que apenas com democracia, livre-comércio e instituiçõesinternacionais essas relações trilhariam um caminho pacífico. Mas, com a segunda guerramundial a teoria liberalista das Relações Internacionais sofreu um grande desgaste e seusteóricos precisaram rever alguns conceitos, dando uma base mais científica à teoria. De acordocom MESSARI e NOGUEIRA (2005),O funcionalismo representa a tentativa liberal de fundamentar seus modelos teóricos em ummétodo baseado na observação científica da realidade. Já não era possível dizer quais valoresmorais universais formulados racionalmente governavam a evolução das relações entreEstados na história moderna. Não era o suficiente afirmar que instituições internacionais bemdesenhadas e comprometidas com o Direito Internacional promoveriam a cooperação e a paz.Também não era mais convincente dizer que o aprofundamento das relações econômicas ecomerciais entre as nações tenderia a afastar, cada vez mais, o perigo da guerra.

Tudo isso havia sido desacreditado pela catástrofe da Segunda Guerra Mundial.Os teóricos liberais, denominados nesse momento de neoliberais, não abandonaram ospontos principais da teoria, só mudaram a abordagem, deixando de lado o idealismo e a utopiada teoria liberal clássica.As mudanças no cenário internacional a partir da década de cinquenta como: o aumento daintegração comercial e financeira entre os Estados; o surgimento de novos atores no cenário internacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com