TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Light - O Que é

Exames: Light - O Que é. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

O termo light é utilizado para alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% do valor calórico e/ou alguns nutrientes como: açúcares, gorduras saturadas, gorduras totais, colesterol e sódio, quando comparado ao valor normal (INMETRO, 2004).

Portanto, com a retirada ou redução de algum nutriente, o alimento pode apresentar uma diminuição de calorias, e o consumidor que deseja emagrecer deverá estar atento à tabela nutricional, que é obrigatória, verificando se a redução é significativa e se justifica a substituição do alimento convencional por estes produtos, uma vez que costumam ser mais caros que os convencionais

(INMETRO, 2004).

outro mercado que vem mostrando ampla expansão é o de ali-mentos diet e light. Na última década, segundo a Associação Brasileira daIndústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais (Abiab), a penetraçãodo setor dietético dos lares brasileiros cresceu acima de 800%, tendo o mer-cado de adoçantes de mesa despontado mais de 600%. A grande novidadeatualmente é a sucralose, que é o edulcorante do mercado que tem o sabormais próximo ao açúcar. Não é a toa que a indústria desses alimentos passoua apostar cada vez mais em novidades para atrair um novo público consumi-dor, dentre eles pessoas de classes sociais mais baixas, homens e até criançase adolescentes

década de 80 foi, talvez, a que mais qüestionou os malefícios e benefícios dos alimentos, provavelmente pela preocupacäo crescente com a alimentacäo mais natural e ao culto à forma física.

As inovacöes tecnológicas acabaram responsáveis por uma infinidade de produtos lancados no mercado e aos cientistas coube explorar os reais valores alimentícios de cada uma destas descobertas.

Nesse contexto, surgiram os alimentos conhecidos como "diet" e "light", que há pouco tempo ocupavam acanhadamente alguns poucos espacos nas prateleriras dos supermercados e que, atualmente, têm seu consumo exapandindo de forma vertiginosa por uma camada cada vez maior da populacäo.

Atualmente, os produtos "light" têm sido utilizado no tratamento da obesidade, com o objetivo de reduzir o valor calórico das preparacöes e/ou alimentos, em relacäo ao conteúdo de acucares e gorduras, com isso podendo aumentar a oferta de alimentos na dieta hipocalórica prescrita ao obeso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com