TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lipideos

Ensaios: Lipideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  3.392 Visualizações

Página 1 de 2

Discussao

A reação de saponificação gera sabão e glicerol. O teste de saponificação apresentou o resultado esperado, pois o fato de ter sido formada espuma ao se adicionar água no conteúdo do béquer leva a conclusão de que houve formação de sabão, resultado este que está de acordo com a literatura. A molécula de sabão é uma molécula anfótera, ou seja, apresenta caráter hidrofílico e hidrofóbico, essa propriedade ajuda a explicar como o sabão atua ajudando na limpeza, pois uma porção da molécula interage com óleos ou gorduras e a outra interage com a água, fazendo com que a água se torne capaz de locomover esses óleos ou gorduras que antes não poderiam ser removidos, pois não interagem diretamente com a água.

O teste do iodo consiste em se adicionar iodo a uma solução contendo ácido graxo fazendo com que ocorra uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo, se o mesmo for insaturado. O teste terá o resultado positivo se ocorrer desinsaturação dos ácidos graxos presentes na solução. A ausência da coloração característica da solução de iodo e uma ligeira mudança na consistência da solução indicam que o iodo reagiu com os ácidos graxos, tornando-os saturados.

CONCLUSÃO

No teste de saponificação foi possível obter espumas adicionando um pouco de água, o que quer dizer que o experimento foi bem sucedido visto que houve formação de sabão.

O teste do iodo consiste em se adicionar iodo a uma solução contendo ácido graxo fazendo com que ocorra uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo, se o mesmo for insaturado . O teste terá o resultado positivo se ocorrer desinsaturação dos ácidos graxos presentes na solução. A ausência da coloração característica da solução de iodo e uma ligeira mudança na consistência da solução indicam que o iodo reagiu com os ácidos graxos, tornando-os saturados.

No teste de solubilidade dos lipídeos o tubo que apresentou 2 fases (bifásico) caracterizando insolubilidade devido ao fato de ácidos graxos de cadeia lateral longa serem insolúveis em água. Os outros tubos apresentaram-se monofásicos caracterizando completa solubilidade.

MINATTI. Lipídios as biomoléculas hidrofóbicas.

http://www.dbm.ufpb.br/DBM_bioquimica_monitoria.htm

Observou-se que o óleo não se solubilizou na água destilada, nesse caso o óleo, por ser menos denso que a água, ficou na camada superior, essa mistura é heterogênea devido ao fato da água ser polar e os lipídios possuírem a maior parte da cadeia apolar, logo são insolúveis entre si;

o óleo não se solubiliza com o Etanol (álcool etílico), mas diferente das outras misturas o óleo tornou-se uma camada inferior, pois comparando com o álcool o óleo é mais denso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com