TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobo frontal

Por:   •  22/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

          CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

    RELATÓRIO DE LEITURA

_________________________________________________________________________________________________

Curso: Engenharia Cívil                                                                 Turma: 5N600

Nome: André Silva de Sousa                                                          RA: 99145

Referência: SILVA, Josiane; MARTINS, Larissa; CIDRAL, Mariah: O lobo frontal: A coroa do cérebro.

_________________________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO:

O texto O lobo frontal: A coroa do cérebro nos conta uma breve história de como funciona o lobo frontal tendo como exemplo alguns casos entre eles o do mestre de obras Phineas P. Gage, ou seja, através da lesão ocorrido na região esquerda e direita dos lobos frontais do cérebro de Gage os cientistas poderam entender  que o lobo frontal é responsável pelo raciocínio moral e comportamento social, com base nos estudos os cientistas compreenderam as mudanças comportamentais que ocorreram na vida de Cage e o real sentido das funções do lobo frontal no ser humano.  

DESENVOLVIMENTO:

De acordo com o texto o cérebro é dividido em várias seções, também conhecida como lobo, portanto cada um exerce funções específicas, o lobo frontal conhecido como a “coroa” do cérebro localizado atrás da testa onde estão os lobos frontais direito e esquerdo, onde é a sede do juízo , do raciocínio, do intelecto e da vontade, sendo o centro de controle de todo o nossso ser, o lobo frontal é o maior lobo do cérebro.

Segundo estudos realizados essa tal “coroa” executa uma variedade de funções vitais, como a espiritualidade, a moralidade e a vontade, em relação ao contexto essas são algumas características que formam nossa individualidade singular. Vale ressaltar que é o lobo frontal que distingue os humanos do resto do reino animal por causa do seu tamanho.

Contudo o lobo frontal é de extrema importância no desenvolvimento do ser humano, mas o estilo de vida também podem danificar o lobo frontal, isso baseado em dois fatores, o primeiro porque há uma ênfase crescente no desenvolvimento pessoal e desempenho mental e em segundo lugar, porque muitos sentem que as normas sociais e o raciocínio moral estão desmoronando. A lição que o texto quer transmitir é que as nossas escolhas habituais podem potencializar ou comprometer a parte frontal do nosso cérebro.

Hoje a grande preocupação dos médicos e cientistas é em relação ao estilo de vida que as pessoas vem praticando que afeta drasticamento os lobos frontais, isso ocassionado pelo uso de drogas ilícitas, por uso de medicamentos e até mesmo pelas famosas drogas legais como o álcool, cafeína e nicotina o uso de álcool e outras drogas pode prejudicar o funcionamento do cérebro por muito tempo proporcionando assim o surgimento de várias doênças.

Por outro lado não podemos deixar de falar dos fatores que ajudam no desenvolvimento do cérebro, e o fator principal é sem dúvida uma boa alimentação seguida por aleitamento materno, gorduras polinsaturadas vitaminas e minerais entre outras que são essenciais no desempenho do cérebro humano. Devemos tomar cuidado até com o que vemos e ouvimos. Podemos notar que a maneira que levamos nossas vidas irá ditar o funcinamento do nosso cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (167.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com