TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobo Ibérico

Monografias: Lobo Ibérico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Lobo Ibérico

Nome vulgar: Lobo Ibérico.

Nome científico: Canis Lupus Sygnatus

Características: Mamífero carnívoro da família dos canídeos, ou seja, é um antepassado do cão. Quando está sozinho gosta de uivar para se manter em contacto com os outros membros da alcateia. Também uivam em coro para fortalecer os laços sociais.

Tipo de reprodução: Sexuada interna. A época fértil é de Fevereiro a Abril; o período de gestação é de 63 dias nascendo 3 a 7 crias numa única ninhada por ano. As fêmeas ficam com as crias enquanto o macho procura alimento. Os jovens permanecem com os pais pelo menos durante um ano. A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região.

Tipo de alimentação: Carnívoro. A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas silvestres e dos diferentes tipos de pastoreio de cada região. As principais presas silvestres deste predador são o javali, o corço e o veado (mamíferos de médio e grande porte), enquanto que as presas domésticas mais comuns são os ovinos, os caprinos, os bovinos e os equinos. Pode também alimentar-se de cães e cadáveres de outros animais.

Tipo de locomoção: São digitígrados, dedicam-se à corrida. É um animal de carácter esquivo e hábitos nocturnos, vive em alcateias formadas por 3 a 8 indivíduos, devidamente hierarquizados.

Habitat: Vive nas florestas sombrias, na orla das montanhas, em regiões pantanosas, tanto em climas quentes como frios, em covas escavadas, descansa durante o dia uma vez que sou um animal nocturno. Vive em grupo, alcateia, que podem, nalguns casos ter perto de 20 lobos. O núcleo da alcateia é um casal reprodutor, ao qual estão submetidos todos os restantes lobos do grupo.

Longevidade: No máximo os lobos vivem entre 15 a 20 anos em cativeiro, menos em liberdade. As causas da sua morte incluem a caça, o veneno, a raiva e viroses.

Distribuição geográfica: Norte da Península Ibérica.

Porque se encontra em vias de extinção/factores de ameaça: Encontra-se em vias de extinção porque os humanos se instalaram nos seus domínios e destruíram grande parte do seu habitat, escassez das presas naturais e perseguição generalizada.

O que podes fazer para o salvar: Sensibiliza e informa as pessoas para a preservação da desta espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com