TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúpus eritematoso

Projeto de pesquisa: Lúpus eritematoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O Lúpus Eritematoso é uma doença crônica auto-imune que pode afectar vários órgãos do corpo em especial a pele, as articulações, o sangue e os rins.È uma doença crônica, o que significa que pode prolongar-se durante muito tempo. O sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos para proteger o corpo de viroses, bactérias e outros corpos estranhos. Estes corpos estranhos são chamados de antígenos.

Em uma desordem imonológica como o Lúpus, o sistema defensivo perde sua habilidade de diferenciar entre substãncias de corpos estranhos(antígenos) e de suas próprias células e tecidos. O sistema então passa a direcionar anticorpos contra si mesmo, ele chamados auto-anticorpos, reagem com antígenos própios para formar complexos imunológicos complexos cressem nos tecidos e podem causar inflamação, danos aos tecidos e dor.

Para muitas pessoas o Lúpus é uma doença simples que afeta alguns órgãos, para outros, pode causar sérios problemas para a vida toda.

Existem três tipos de Lúpus: discóide, sistêmico, e induxido por drogas.

Essa doença ate que se sabe é de causa desconhecida!

Definição

Lúpus é uma síndrome inflamatória crônica, auto-imune, com apresentação clinica multissistêmica, caracterizada por exacerbações e remissões com prognósticos variáveis. Manifesta-se por alterações humorais e celulares que dão origem a excessiva e variada produção de auto-anticorpos, os quais podem causar danos citóxicos, ou por participarem da formação de imunocomplexos que resultam em inflamação tecidual de natureza imunológica. Acomete articulações e pele e mais gravemente, rins e SNC.

O Lúpus Discóide sempre se limita á pele. È identificado por inflamação cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo; Esse tipo de Lúpus é identificado através de uma biopsia do tecido atingido pela inflamação. Nesse caso, á biópsia vai mostrar anormalidades que não são encontradas na pele sem inflamações geralmente esse tipo não atinge órgãos internos do corpo, mais para ter certeza é feito o teste sangüíneo ANA, usado para detectar Lúpus Sistêmico,pode dar negativo, entretanto é positivo em um grande numero de pacientes, apesar de apresentar um nível bem baixo .Os indivíduos que avançaram para forma sistêmica provavelmente já a tinham desde o início, tendo a inflamação discóide como principal sintoma.

O Lúpus Sistêmico é geralmente o mais grave, como já foi dito pode afetar todos os órgãos e sistema do corpo. Em algumas pessoas apenas a pele e juntas são afetadas, em outras, as juntas, pulmões, rins, sangue e outros órgãos e/ou tecidos podem ser afetados, duas pessoas com lúpus sistêmico não vão apresentar sintomas idênticos. Ele pode incluir períodos onde poucos, se algum, sintomas são evidente (remissão) e outros quando a doença se torna mais ativa (crise). Na maioria dos casos, as pessoas se referem a lúpus na forma sistêmica.

O Lúpus introduzido por Drogas ocorre após o uso de certas drogas prescritas (medicamentos). As drogas mais comumente relacionadas com lúpus são hidralazine (usada para tratar hipertensão ou pressão alta) e procainamide (usada para tratar ritmos irregulares do coração). Entretanto nem todas as pessoas que tomam essas drogas vão desenvolver o lúpus, apenas 4 %. Desse numero, apenas uma quantidade bem pequena vai desenvolver esse tipo de lúpus por completo. Os sintomas normalmente desaparecem quando a medicação é suspensa.

3

Sinais e sintomas

Em geral a doença costuma ter um começo lento, com novos sintomas que aparecem durante um período de várias semanas, meses ou ate mesmo anos. Os sintomas de lúpus podem variar muito de acorodo com cada caso individual. Assim sendo, a lista dos sintomas que padecem são diferentes. O Lúpus Eritematoso nas crianças, adolescentes e adultos são semelhantes, no entanto, a doença modifica-se rapidamente nas crianças e, em geral, parece mais grave do que em relação aos adultos.

Principais sintomas:

• Artralgia (dores nas juntas);

• Febre acima de 38º c

• Artrite

• Fadiga extrema ou prolongada

• Mal-estar

• Inflamações cutâneas

• Anemia

• Alopecia (queda de cabelo)

• Envolvimento dos rins

• Dor no tórax ao respirar fundo

• Erupções cutâneas no nariz e na maça do rosto(borboleta)

• Ulcerações na boca e no nariz

• Sensibilidade ao sol ou à luz

• Queda de cabelo

• Convulsões

• Doença de Raynaud (mãos ficam vermelha, brancas e azuis, quando expostas ao frio).

• Inchaço nos pés, pernas e pálpebras.

4

Exames Diagnósticos

O diagnóstico do lúpus é efetuado com base numa combinação de sintomas, resultados de exames e após outras doenças terem sido excluídas. Para ajudar a distinguir o lúpus de outras doenças, médicos estabeleceram uma lista de 11 critérios que, quando em conjunto apontam para lúpus. Estes critérios apresentam alguns dos sintomas/anormalidades mais comuns que podem ser observados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com