TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMBRANA PLASMATICA

Trabalho Escolar: MEMBRANA PLASMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

É através da Membrana Plasmática que ocorre o transporte de substancias, estabelecendo um a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, mas isso vai depender de alguns fatores como: temperatura, pressão do fluido e forças de atrito. Também está relacionada com a conversão de sinais externos em eventos internos e com a comunicação e adesão entre as células.O transporte de substancias é realizado de algumas formas denominadas de Transporte Passivo onde é natural a passagem de moléculas através da membrana plasmática, acontece sem gasto de energia. A Osmose caracteriza-se pela livre movimentação da água através da membrana. A Difusão Simples consiste na passagem de partículas da solução de maior concentração para a de menor concentração, não há gasto de energia também não é necessário o auxílio de uma proteína carregadora. A Difusão Facilitada também ocorre a favor do gradiente de concentração, não há gasto de energia, é necessária somente uma proteína específica para transportar cada tipo de soluto. O Transporte Ativo é dividido em dois tipos, de acordo com a fonte de energia utilizada para o transporte, são chamados de Transporte Ativo Primário onde a energia é derivada diretamente da degradação do trifosfato de adenosina (ATP) e de Transporte Ativo Secundário onde a energia é derivada, secundariamente, de gradientes iônicos que foram criados, primariamente, por transporte ativo primário. Há também a participação do citoesqueleto no transporte através de membranas biológicas dando formação as células e suporte a frágil membrana plasmática, proporciona as ligações mecânicas que fazem com que a célula suporte estresse e esforços, essa rede contém três tipos principais de filamentos, microtúbulos, filamento de actina e filamentos intermediários. Sua estrutura esta presente em todos os tipos de células vivas, pode ser a matriz dos diversos tecidos é constituinte de uma bicamada de fosfolipídio. Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma porção hidrofílica (cabeça) e uma porção hidrofóbica (cauda). A composição lipídica pode determinar o estado físico da membrana e influenciar a atividade de determinadas proteínas da membrana. Existem três tipos principais de lipídeos de membrana: os Carboidratos que estão ligados covalentemente tanto aos componentes lipídicos quanto aos proteicos, as Proteínas no papel de transportadoras, agem como verdadeiros túneis e também agem como ponto de fixação do citoesqueleto, e os Açúcares encontrados em uma pequena fração, na forma de oligossacarídeos.

A membrana plasmática tem a função chamada de permeabilidade seletiva, são classificadas em quatro categorias, de acordo com a sua permeabilidade: as membranas permeáveis, membranas impermeáveis, membranas semipermeáveis e as membranas seletivamente permeáveis.

Possui algumas especializações em sua superfície que atuam aumentando a superfície de absorção, contribuindo para a movimentação celular e estimulando a fixação de uma célula às células circunvizinhas, são: microvilosidades, desmossomos, cílios e flagelos e os esteocílios. A membrana também é capaz de realizar processos de englobamento de partículas, ela se deforma para a entrada dessas substâncias recebendo o nome de Endocitose que pode ser de dois tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com