TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana plasmática

Tese: Membrana plasmática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Tese  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que significa dizer que a membrana plasmática é semi “permeável’’”?

R: Significa que há uma permeabilidade seletiva, no qual como o próprio nome já diz acontece uma seleção do que é necessário entrar na célula e o que precisa sair. Assim através dessa propriedade, o meio intracelular é capaz de manter uma composição química específica, constante e diferente daquela existente no meio extracelular.

2. Qual a composição química da membrana plasmática?

R: A composição química da membrana plasmática é formada pelos lipídeos, proteínas e os carboidratos em menor proporção.

3. Quais os tipos de lipídios da membrana plasmática?

R: Os lipídios da membrana são os; fosfolipídios, colesterol e glicolipídios. Moléculas longas com extremidades hidrofílicas e uma cadeia hidrofóbica (anfipática).

4. Explique o modelo do mosaico fluido proposto por Singer & Nicholson.

R: As moléculas de fosfolipídios dispõem-se lado a lado, deslocam-se continuamente, mas sem perder o contato e assim as proteínas se deslocam com facilidade na membrana.

5. Diferencie proteínas integrais e periféricas da membrana.

R: As integrais são firmemente associadas aos lipídios e só podem ser separadas da fração lipídica através do emprego de detergentes. As periféricas podem ser isoladas facilmente, bastando reduzir a concentração iônica da solução aquosa de extração.

6. Quais as funções das proteínas presentes na membrana?

R: Algumas das funções destas proteínas na membra são; reconhecimento, recepção de sinais, transporte de substâncias, catálise de enzimas, junção entre células.

7. O que é e quais as funções do glicocálice?

R: Glicocálice é uma região rica em carboidratos ligados a proteínas ou lipídios, cujas diversas funções são: Reconhecimento celular, Retenção de nutrientes e enzimas, protege da célula.

8. Diferencie transporte ativo e passivo.

R: Em suma; Transporte ativo: há gasto de energia.

Transporte passivo: há gasto de energia.

9. Diferencie solução hipotônica, hipertônica e isotônica. O que ocorre com células animais e vegetais em cada tipo de solução?

R: Hipotônica: É uma concentração menor de solução, onde na célula animal ocorre Aumento do volume celular, podendo haver rebentamento desta célula. Já na célula vegetal ocorre o aumenta no tamanho dos vacúolos e do citoplasma. (Turgida)

Hipertônica: É uma concentração maior de solução, onde na célula animal diminui o volume celular. E na vegetal diminui o tamanho dos vacúolos, há retracção do citoplasma. (Plasmolisada)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com