TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmática

Monografias: Membrana Plasmática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 11

1 - Explique as funções da membrana plasmática.

Resposta : A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias. A membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela. Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.

2 - Explique a composição das membranas celulares.

Resposta : Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídios ou glicocálix. Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídios. Estas moléculas são formadas pela união de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duas moléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ou não uma segunda molécula de álcool. As proteínas da membrana celular estão mergulhadas na camada dupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são as proteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais.

3 - Comente as propriedades da membrana plasmática e quais substâncias podem ou não atravessá-la diretamente.

Resposta : Assimetria : As duas faces da membrana não possuem a mesma composição lipídica, glucídica e proteica. Em geral, os glúcidos encontram-se presentes na face externa. Também as cargas eléctricas se distribuem diferentemente, sendo a face citoplasmática, a que tem maior carga negativa, em geral. Fluidez : A membrana é uma estrutura fluida, o que significa que os seus componentes não ocupam posições definidas e são susceptíveis de deslocações bidimensionais, de rotação ou de translação. Esta propriedade deve-se ao fato de, em geral, não se estabelecerem ligações fortes (covalentes) entre as diversas moléculas, mas, predominantemente, ligações lábeis (ligações de Van der Walls e pontes de hidrogênio). Para além dos movimentos referidos, também os fosfolípidos podem trocar de camada (flip-flop). Permeabilidade diferenciada : A bicamada lipídica da membrana é impermeável aos iões, diferentemente permeável às moléculas consoante o respectivo peso molecular e lipossolubilidade, e francamente permeável à água e aos gases (azoto, oxigénio, dióxido de carbono). Aplica-se-lhe, ainda que de forma pouco rigorosa, o conceito de membrana semi-permeável. Continuidade : Uma característica das membranas celulares reside no facto de elas nunca apresentarem bordos livres ou descontinuidades; em todas as formações, desde a membrana plasmática, que limita a célula, à mais pequena vesícula, não existem descontinuidades, e os espaços por ela delimitados, são sempre fechados.A existência de poros nucleares explica-se pelo facto de o núcleo não ser delimitado por uma só membrana, mas por um invólucro duplo, constituído por duas membranas paralelas. Estas estão aliás em perfeita continuidade com as membranas do retículo endoplasmático, de tal forma que é lícito encarar o invólucro nuclear como uma parte especializada do próprio retículo endoplasmático. Resistência à tração : Apesar de os diversos componentes, nomeadamente os fosfolípidos constituintes da bicamada, estarem unidos por ligações fracas, o certo é que a integração dessas forças, em número extremamente elevado, confere à membrana uma determinada resistência à tracção, responsável pela manutenção da individualidade da célula. A indução da hemólise dos glóbulos vermelhos, através da sujeição destes a um meio hipotónico, põe em destaque o limiar da resistência da membrana.

4 - Algumas proteínas participam da composição da membrana plasmática. Quais são suas funções?

Resposta : A membrana plasmática possui grande variedade de proteínas, que podem ser divididas em dois grandes grupos, as integrais ou intrínsecas e as periféricas oi extrínsecas, dependendo da facilidade de extraí-las da bicamada lipídica. As três proteínas principais podem ser são, espectrina, banda 3 e glicoforina.

A espectrina é uma proteína extrínseca, fibrosa (molécula muito alongada), formada por dois polipeptídeos. As moléculas de espectrina formam uma malha na superfície interna da membrana dos eritrócitos. Trata-se de uma proteína do citoesqueleto provavelmente a principal responsável pela forma de disco bicôncavo do eritrócito. Portanto, é uma proteína estrutural.

A banda 3 é uma proteína transmembrana que atravessa a bicamada lipídica diversas vezes. A molécula da banda 3 tem, portanto, uma forma pregueada. Ela possui alguns hidratos de carbono presos à parte da molécula localizada na face externa do eritrócito, o que é uma característica geral das glicoproteínas da membrana. A banda 3 serve como caminho para a passagem de ânions através da membrana. Com isso, ela é uma proteína de transporte de membrana.

A glicoforina é uma proteína intrínseca que, como a banda 3, também é transmembrana. Ela atravessa a membrana apenas uma vez, e a maior parte de sua molécula faz saliência na superfície externa do eritrócito. Existe, na molécula da glicoforina, um curto segmento hidrofóbico que fica no interior da membrana e dois segmentos hidrofílicos, um localizado no lado citoplasmático e o outro na superfície externa da membrana. Então, como a banda 3 a glicoforina também exerce papel de proteína transportadora de membrana.

5 - Cite quais são as especializações da membrana plasmática, comentando a estrutura e função de cada especialização.

Resposta : Dependendo das funções que a célula exerce, sua membrana plasmática sofre certas especializações. Numa célula cilíndrica existem especializações na superfície apical, basal e lateral.

Especializações da membrana plasmática na:

I - Superfície Apical:

Microvilos ou microvilosidades:

-actinina. Abaixo da base dos microvilos existe a trama terminal, formada por actina e miosina. Essa trama terminal dá mais resistência à superfície da célula.São prolongamentos do citoplasma recobertos por membrana. Sua função básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com