TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmática

Trabalho Universitário: Membrana Plasmática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  934 Visualizações

GRADIENTE ELETROQUÍMICO

•Gradiente de concentração: se estabelece sempre que existir uma diferença na quantidade de solutos entre dois compartimentos separados por uma membrana.

•Gradiente de voltagem ou Potencial elétrico: diferença de cargas elétricas existente entre duas soluções separadas por uma membrana.

Núcleo

A descoberta dos tipos sanguíneos foi muito importante, pois antes disso muitos acidentes foram causados, inclusive com pacientes indo a óbito por terem recebido um sangue incompatível com o seu. Dessa forma, é de extrema importância que, antes de se fazer uma transfusão sanguínea, se saiba o tipo sanguíneo da pessoa. Se uma pessoa tiver o sangue tipo A, que apresenta aglutinina anti-B no plasma, ela não poderá receber sangue do tipo B e nem do tipo AB. O mesmo acontece com uma pessoa que tem o sangue tipo B, que, por apresentar aglutinina anti-A no plasma, não pode receber sangue tipo A e nem tipo AB. Quem apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutininas no plasma e por isso pode receber qualquer tipo de sangue, sendo por isso chamado de receptor universal. Entretanto, as pessoas que apresentam o sangue tipo O e que possuem os dois tipos de aglutininas no plasma só poderão receber sangue tipo O. Por outro lado, essas pessoas podem doar sangue para qualquer indivíduo, pois não apresentam aglutinogênios A e B, e por isso são chamados de doadores universais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com