TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Enfermagem

Dissertações: Manual De Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM.

1 - JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS DO CURSO.

1.1 - Justificativa.

O Curso Técnico de Nivel Médio em Enfermagem - Eixo Tecnológico Ambiente, saúde e Segurança, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instruído pela Resolução CNE/CEB nº 03/08, fundamentada no parecer CNE/11/08, atende ao disposto na LDB- Lei Federal nº 9394/96 e no Decreto Federai nº 5.154/04, na Resolução CNE/CEB nº 04/99 e no Parecer CNE/CEB nº 16/99 do Conselho Nacional de Educação, e nas indicações do CEE/PA, através da resolução nº 485/09 Conselho Estadual de Educação-CEE/PA, no regimento Unificado das Unidades Educacionais do IBE, e nas demais normas de ensino.

Atende também, o disposto na Lei Federal nº 7.498/86, regulamentada pelo decreto nº 94.406/87 que disciplina o exercício profissional da Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e do Parteiro, sujeito ao registro prévio no Conselho Regional de Enfermagem; na Resolução COFEN nº 299/05 que dispõe sobre o estágio curricular supervisionado e nas demais normas do COFEN/COREN/PA.

Com o objetivo de atualizar o perfil profissional de conclusão, para que os egressos possam acompanhar as transformações do setor produtivo e da sociedade, o Plano de Curso Técnico de Enfermagem, esta oportunidade, passa por revisão, ajustando-se às diretivas do Catalogo Nacional de Cursos Técnicos de Nivel Médio e mantendo-se alinhado às exigências específicas da ocupação, incorporando as inovações decorrentes dos avanços científicos, sociais e tecnológicos do segmento da saúde.

O campo de trabalho para o Técnico de Enfermagem é grande: Hospitais, Clinicas, Redes Ambulatoriais, Unidades Básicas de Saúde, Consultórios, Atendimento Domiciliar, Instituição de Longa Permanência ( ILP), programas governamentais de saúde, Laboratórios de Análises Clínicas, e outros , nos quais a assistência à saúde seja necessária.

o Curso de Enfermagem e fundamentado nos princípios norteadores, voltados para a promoção, a prevenção e a assistência a saúde da população em geral. O curso adota a ideia de saúde como condição de cidadania que deve assegurar mais e melhores anos de vida às pessoas, apontando especificidades para os trabalhadores da área e reafirmando a necessidade de compromisso deste com uma concepção de saúde que transcende à visão setorial e diversifica os seus campos de prática profissional.

No sentido amplo, a Saúde é considerada um "bem comum"dentro da perspectiva de qualidade de vida.

Nessa perspectiva, sao valorizadas as praticas de promoção a saúde coletiva, associadas ao uso de novas tecnologias para registros e controles, assim como as de diagnóstico, atenção e cuidado em relação ao cliente/paciente.

O curso oferecido pelo IBE considera todos esses aspectos e tem por objetivo habilitar profissionais de Enfermagem para que possam atuar em diferentes contextos e situações, com iniciativa e postura empreendedora e com ética, com visão integral do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade. Além disso, propicia condições para que os alunos desenvolvam as competências profissionais da habilitação técnica de nível médio, definidas a partir da análise do processo de trabalho da enfermagem, respeitando valores estéticos, políticos e éticos e mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

A instituição também se propõe a dar continuidade à atualização deste Plano de Curso, para acompanhar as transformações tecnológicas e socioculturais do mundo do trabalho, especialmente na área da saúde e no campo da enfermagem, mediante contato permanente com especialistas da área e o setor produtivo.

2 - REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

idade Mínima: 17 anos;

Ensino Médio Completo ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. Observação: Os alunos matriculados sem conclusão do ensino médio deverão ser estimulados a concluí-lo e notificados, por escrito, e que sua conclusão é condição indispensável para obtenção do diploma de Técnico em Enfermagem.

- Documentos

Requerimento de Matrícula devidamente preenchido;

Cédula de Identidade (fotocópia);

CPF (fotocópia);

Certidão de Nascimento ou de Casamento (fotocópia);

Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (fotocópia);

- Documento Militar, para candidatos do sexo masculino entre 18 e 45 anos (fotocópia);

Título de Eleitor, com comprovante de voto na última eleição (fotocópia)

2 Fotos 3x4

Comprovante de Residência.

- Matrícula

As matrículas serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Unidade de Ensino, de acordo com os requisitos estabelecidos neste plano de curso e nos termos do regimento escolar.

3 - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO

O Técnico em Enfermagem presta assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital e que fazem uso dos serviços de saúde ou a outros que, embora não voltados diretamente para estes, mantêm tais profissionais em seus quadros. Assim, o campo profissional é«de largo espectro, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, spas, instituições e casas de re-socialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária. Preponderantemente, atuam como integrantes de quadros funcionais de organizações/unidades públicas, privadas e do terceiro setor.

Exercem suas atividades sob a supervisão de Enfermeiro, que lidera, e é responsável pela equipe de Enfermagem, em todos os níveis de assistência e especialidades.

Assim, esses profissionais devem, no decorrer do curso, mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valor ativo que lhes permitam:

Reconhecer como paradigmas que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da área de Saúde: o ser humano integral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com