TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manuseio de carga

Artigo: Manuseio de carga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Manuseio de carga

Para Kroemer e Grandjean 2005, o manuseio incorreto de cargas é um dos principais perigos para a coluna, envolvendo esforço estático e dinâmico, o suficiente a ser classificado como trabalho pesado. Problemas na coluna são frequentes devido ao desgaste da coluna, especialmente nos discos invertebrais na região lombar, com isso reduz a mobilidade e vitalidade de uma pessoa, acarretando nas faltas ao trabalho e é uma das causas da imalidez prematura.

É muito comum no grupo etário de 20 a 40 anos e algumas profissões especificas como: enfermeira, agricultores, serviços pesados. Muitas pessoas não sabem dizer exatamente como iniciou-se as dores e apenas apontam que foi lentamente devido uma determinada ação.

Discos da coluna.

De acordo com Kroemer e Grandjean 2005, estudos científicos relatam a experiência diária de uma pessoa com problemas nos discos, estão sujeitas a dores muito violentas e até paralisia. Os sintomas estão relacionados pela sobrecarga repentina dos discos, que tendem a aumentar devido a manipulação incorreta de materiais no trabalho. Quanto mais pesado a parte superior do corpo, maior será a força sobre a coluna, assim quando você carrega um peso adicional nas mãos sobrecarrega os braços, ombros e a coluna.

Se a pessoa curva-se até a parte superior ficar totalmente na horizontal, então há uma pressão muito grande nos discos lombar. Em algumas instituições de vários países foi feito modelos do corpo humano em duas ou três dimensões desenvolvidos e testados mostrando o esforço lombar da coluna vertebral durante o manuseio de cargas nas indústrias. A mais importante é a “cadeia de ligamentos e articulações”, transmitindo forças de um ponto de aplicação, pelas mãos, corpo e geralmente pés, e o ponto fraco é a seção inferior da coluna.

É importante ressaltar que houve uma contribuição importante feita em 1984 por Chaffin e Andersson em sua edição do primeiro livro biomecânica Ocupacional em que ressaltam sobre o manuseio de cargas – a distância entre a coluna e as mãos segurando uma carga tem papel importante, pois a coluna lombar é prejudicada conforme a carga é movida para perto ou longe.

Para Kroemer e Grandjean 2005, evidentemente percebemos que a força de compreensão aumenta com o aumento de distancia da carga, entendendo que é melhor para o corpo e coluna levantar o peso mais próximo do tronco.

Modelos biomecânicos estabelecem que levantar uma carga pesada próximo aos joelhos, com a postura agachada envolve força de compreensão maiores do que realizar o mesmo totalmente curvado, em outra palavras levantar uma carga pesada de forma que não caiba no meio dos joelhos pode ser mais vantajoso curvar-se, portanto a melhor solução é manter sempre a coluna ereta.

Recomendações ao levantar cargas

De acordo com Kroemer e Grandjean 2005, em algumas décadas eram postos pesos fixos seguros para o levantamento de pesos, para homens, mulheres, crianças, porém é claro que isso não se adequa a todos por causa da diferença de idade, localização, forma de objetos. Além disso, depende-se, também da Lei de Newton (força = massa x aceleração), sendo a força real exercida sobre o objeto.

É necessário ter conhecimento de que distúrbios nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com