TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medico No Brasil

Resenha: Medico No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Não é só de Médico que o Brasil precisa

A saúde é um dos maiores gargalos da administração pública brasileira, apesar de o SUS (Sistema Único de Saúde) ser um avanço histórico para o Brasil, conquistado por diversos movimentos sociais, sendo inclusive, uma forma de gestão da saúde exclusiva do país. O sistema possui grandes dificuldades de gestão pela falta de recursos públicos, mas também pela ineficiência em investir essas verbas específicas.

Estamos observando um momento de discussão na sociedade sobre a saúde pública em nosso país. Nos grandes veículos de comunicação, podemos assistir, ler e ouvir diversos pontos de vista referentes ao programa do governo brasileiro denominado ‘Mais Médicos’.

O Programa faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê a importação de médicos para as regiões do Brasil onde há escassez e ausência desses profissionais. No programa está prevista a vinda de 4 mil e, até agora, chegaram ao país aproximadamente 400 profissionais vindos de Cuba. Em alguns estados os médicos já iniciaram os trabalhos.

A classe médica brasileira mostrou-se insatisfeita com o programa. É uma posição respeitável, mas a atitude do governo pode ser um acréscimo relevante para a sociedade brasileira. Apesar das críticas, é necessário avaliar a situação do Brasil quando o assunto é saúde e médicos que estão dispostos a trabalhar em áreas críticas do país. A falta de universidades que oferecem o curso de medicina e que são de fácil acesso é outra deficiência.

No IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) o Brasil está em 70º lugar, sendo que Cuba se sobressai como um dos melhores em excelência quando o assunto é saúde: está em segundo lugar, ficando atrás somente do Canadá.

A maioria da população brasileira é favorável à contratação de médicos estrangeiros. Pesquisa divulgada no dia 10, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), revela que 73,9% das 2.200 pessoas entrevistadas em 135 municípios de 21 estados, apoiam o programa.

O "Mais Médicos" vem suprir a necessidade de atendimento de saúde, mas as ações do governo não podem parar por aí. Deve-se levar em consideração que também é necessário o investimento em equipamentos médicos para garantir que o profissional possa realizar seu trabalho. É de suma importância combater a demora para realização de exames clínicos e a garantia de remédios nos postos de saúde.

Precisamos sim, de mais médicos, mas também de mais dignidade para que esses médicos possam trabalhar. Mais cursos de medicina abertos e, principalmente, mais eficiência na aplicação do dinheiro público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com