TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Volta Para Casa, Projeto Olhar Brasil, Mais Médicos, Humaniza Sus, Qualisus

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

Fisioterapia 7º semestre-noturno

Epidemiologia

Ft. Andréa Gomes Moraes

Alunos :Fabiana, Fabiene, Gerlane Sara, Helder, Maria José.

Programa De Volta Para Casa, Projeto Olhar Brasil, Mais Médicos, Humaniza Sus, Qualisus

BRASILIA, ABRIL DE 2015

 PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA

Na história da atenção as pessoas com transtornos mentais no Brasil, por muito tempo o tratamento foi baseado no isolamento dos pacientes em hospitais psiquiátricos. Isso acabou gerando um grande contingente de pacientes afastados por longo tempo de convívio social e que precisam de especial apoio par sua reinserção na sociedade.

Visando promover e facilitar esse processo, o ministério da saúde lançou o programa de volta para casa, criado pela lei Federal 10.708, sancionada pelo presidente Lula 2003.Trabalha com a regulamentação do auxílio reabilitação psicossocial para assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, pessoas de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação).

OBJETIVO

O objetivo é a inclusão social de pacientes e a mudança do modelo assistencial em saúde mental, com ampliação do atendimento extra hospitalar e comunitário. Contribuindo assim efetivamente para o processo de inserção social dessas pessoas, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania. Este programa faz parte do processo de reforma psiquiátrica, que visa reduzir progressivamente os leitos psiquiátricos e incluir as ações da saúde mental na atenção básica e saúde da família.

AUXILIO

O auxilio reabilitação psicossocial e o principal componente do programa de volta para casa, estratégia do governo federal para estimular a assistência extra hospitalar, criado em 31.07.2003, na lei n°10.708.o pagamento mensal do auxílio e realizado diretamente ao próprio beneficiário, no valor de 240,00 por um período de um ano, podendo ser renovado caso a pessoa não esteja ainda em condições de reintegrar completamente a sociedade.

QUEM PODE SE BENEFICIAR

Pessoas acometidas de transtorno mentais egressos.

Integrar psiquiátrica em hospitais cadastrados no 5IH-5U5por um período ininterrupto igual ou superior a dois anos, quando a situação clínica e social não justifique a permanecia em ambiente hospitalar.

Pessoas inseridas em moradias caracterizada com serviços residenciais terapêuticas ou egressos de hospital d custodia e tratamento psiquiátrico em conformidades com a decisão judicial (juízo de execução penal), por igual período de internação.

COMO RECEBER O BENEFICIO

O beneficiário ou seu representante legal deve ter conta na caixa para receber o beneficio

1-Habitaçao

Em primeiro lugar, é preciso que o município solicite ao ministério da saúde a adesão ao programa.

2-Inclusão

A inscrição é feita pelo município, e o beneficiário ou seu representante legal, deve solicitar a prefeitura a inclusão no programa. A inclusão também pode solicitada pela equipe médica que realizou o acompanhamento do requerente, se for constatado que este cumpre os requisitos legais para receber o benefício.

3-Pagamentos

Após a inclusão no programa, o solicite passará a receber o benefício pela caixa, por meio de credito na conta do beneficiário ou de seu representante legal.

PROJETO OLHAR BRASIL

É um dos projeto em parceria dos ministérios da saúde e educação criado no ano de 2007, formado por 44 milhões de brasileiros, foi escolhido após constatação de que os pessoas que enxergam mal apresentam pior desempenho escolar e queda expressiva na qualidade de vida.

As pessoa que passam pelo programa tem direito, além dos exames necessários para o conceito diagnostico de suas condições, a novos pares de óculos nos casos em que é constatado erro no grau das lentes corretivos. Nos casos de maior complexidade os médicos do Brasil fazem o devido encaminhamento do paciente a outros de referência.

OBJETIVO

Identificar problemas visuais em 100 dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1°ao 3° ano) e os que integram o programa brasil das taxas de alfabetizado do ministério de educação, que engloba a população de 15 a 59 anos de idade assim para contribuir com a redução das taxas de repetência e erosão escolar e facilitar o acesso da população a consulta oftalmológica e a óculos corretivo.

A partir da identificação de pessoas com o problema, o passo seguinte e prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações o fornecimento de óculos. Assim os duros passar a ter os condições de saúde ocular necessário o aprendizado. As pessoas tem o direito além dos exames necessários para o correto diagnostico de suas condições a novos pares de óculos, nos casos de maior complexidade, os médicos do olhar Brasil fazem o devido encaminhamento do paciente a centro de referência.

COMO É FEITO A ADESÃO DO PROGRAMA OLHAR BRASIL

 Para participar do olhar Brasil o município tem que possuir o público alvo do projeto. O gestor deverá encaminhar oficio ao ministério da saúde conforme a portaria MS/SAS n°1.229 de 30 de outubro de 2012.As pessoas que passam pelo programa tem direito, além dos exames necessários para o correto diagnostico de suas condições, a novos pares de óculos nos casos em que é constatado erro no grau das lentes corretivas. Nos casos de maior complexidade, os médicos do olhar brasil fazem o devido encaminhado do paciente a centro de referência.

QUE PAGA PELO PROJETO OLHAR BRASIL

O projeto olhar Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde, será custeado por meio do Fundo Nacional de Ações Estratégias e compensação (FAEC), após apresentação de produção no sistema de informação do SUS pelo gestores locais.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Lançado pela Presidenta da Republica, o governo Federal Dilma Rousseff no dia 8 de julho de 2013,integra um amplo pacto de melhore por medida  provisória determinou que a partir de 2015,quem entrar em faculdade de medicina terá que trabalhar dois anos na rede básica de saúde pública após cursar os seis anos de graduação do atendimento aos usuários do Sistema  Único de Saúde(SUS),que  prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. Apenas após este oito anos, o profissional terá o registro permanente de médico. Nos dois anos, atuará com registro provisório do CRM em postos de saúde, Prontos Socorros e Samu e recebera uma bolsa federal com valor R$ 3.000 e R$8.000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com