TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidores Nucleares, seus tipos e áreas de utilização na Indústria

Por:   •  6/6/2016  •  Monografia  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

FÁBIO CESAR DA SILVEIRA CANDIDO

Medidores Nucleares, seus Tipos e Áreas de Utilização na Indústria.

NOVA IGUAÇU

2014

FÁBIO CESAR DA SILVEIRA CANDIDO

Medidores Nucleares, seus Tipos e Áreas de Utilização na Indústria.

NOVA IGUAÇU

2014

FÁBIO CESAR DA SILVEIRA CANDIDO

Medidores Nucleares, seus Tipos e Áreas de Utilização na Indústria.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo apresentar os tipos de medidores nucleares e os materiais radioativos utilizados, demonstrando sua relevância no controle de processos industriais e a necessidade da capacitação adequada dos profissionais (IOE) para atuarem neste seguimento da indústria. Foram efetuadas pesquisas em monografias e livros relacionadas à área. Ao término da pesquisa constatou-se que alguns setores da indústria que trabalham com a necessidade de controle de nível, densidade, controle de espessura utilizam medidores nucleares e para atuar nesta área é exigido algumas certificações.

.

Palavras-chave: nucleares, medidores, indústria.

ABSTRACT

The present study aimed to introduce the types of nuclear gauges and radioactive materials, demonstrating its relevance in industrial process control and the need for adequate training of professionals (IOE) in this action to serve the industry. Searches were done in monographs and books related to the area. At the end of the study it was found that some industry sectors that work with the need to control level, density, thickness control using nuclear gauges and to act in this area is required some certifications.

Keywords: nuclear, gauges, industry.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 06

2. REVISÃO LITERÁRIA 08

2.1 RADIOATIVIDADE E MATERIAIS RADIOATIVOS 09

2.2 LEGISLAÇÃO

2.3 MEDIDORES NUCLEARES

2.3.1 TIPOS DE MATERIAIS RADIOATIVOS UTILIZADOS EM MEDIDORES NUCLEARES

2.4 ÁREAS DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL QUE UTILIZAM MEDIDORES NUCLEARES

2.4.1 TIPOS DE MEDIDORES

2.5 CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS IOES

2.6 MODELO DE PLANO DE RADIOPROTEÇÃO PARA USO DE MEDIDORES NUCLEARES

3 MATERIAL E MÉTODO

4 RESULTADO E DISCUSSÃO

5 CONCLUSÃO

6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. INTRODUÇÃO

O homem sempre conviveu com a radioatividade. Na superfície terrestre pode ser detectada energia proveniente de raios cósmicos e da radiação solar ultravioleta. Nas rochas, encontramos elementos radioativos, como o urânio-238, urânio-235, tório-232, rádio-226 e rádio-228. Até mesmo em vegetais pode ser detectada a radioatividade: as batatas, por exemplo, contêm potássio-40. As plantas, o carbono-14. No nosso sangue e ossos encontram-se potássio-40, carbono-14 e rádio-226. O fenômeno da radioatividade foi descoberto pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896. Becquerel realizou diversos estudos e verificou que sais de urânio emitiam radiação semelhante à dos raios-X, impressionando chapas fotográficas (CNEN, 2014).

A aplicação da radioatividade na área de saúde foi possível a partir de estudos iniciados por Marie Curie (Prêmio Nobel em 1903 e 1911) que, juntamente com seu marido Pierre Curie (que com ela dividiu o Nobel de 1903), lançaram as bases da radioquímica e da radioanálise ao utilizarem a detecção da radioatividade para indicar onde estava o material de interesse. No estudo inicial, o casal Curie percebeu que amostras brutas do minério pitchblende eram mais radioativas que amostras de urânio purificado, obtidas do mesmo minério, e concluíram que deveria haver ali outro elemento que também emitisse radioatividade. Assim, Madame Curie pôs-se em árduo trabalho de separação, conseguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (583.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com