TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medula Ossea Vermelha

Pesquisas Acadêmicas: Medula Ossea Vermelha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 2

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas, sendo assim, um órgão hematopoiético. É formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas.

Medula óssea. Ilustração: Yoko Design / Shutterstock.com

Medula óssea. Ilustração: Yoko Design / Shutterstock.com

A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo, sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura. A produção de sangue se concentra na extremidade dos ossos.

Os principais hemocitoblastos são:

Proeritroblastos: formam os eritrócitos (hemácias)

Mieloblastos: formam os granulócitos

Linfoblastos: formam os linfócitos

Monoblastos: formam os monócitos

Megacarioblastos: formam as plaquetas

Transplante de medula óssea

Quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula, esta precisa ser substituída por uma medula saudável, e isso é realizado através de transfusão.

Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente.

Testes de compatibilidade são realizados antes da doação, para que não haja rejeição da medula transplantada.MEDULA ÓSSEA

Vários tipos de imunodeficiências podem ser tratadas com sucesso por meio de transplantes da medula óssea, responsável pela produção das células sangüíneas do organismo, entre as quais as que atuam no combate aos agentes causadores de infecções.

Medula óssea é o tecido (tecido mielóide) gelatinoso e macio que existe nas cavidades ósseas dos animais superiores. Pode ser vermelha ou amarela, dependendo da preponderância de tecido vascular ou gorduroso. No homem, a medula vermelha é um tecido fibroso, delicado e altamente vascularizado, que forma todas as células sangüíneas, com exceção dos linfócitos, que amadurecem nos órgãos linfóides, depois de produzidos na medula.

Devido à grande necessidade de formar sangue novo na infância, a medula humana é inteiramente vermelha até os sete anos. Substituída progressivamente por tecido gorduroso, ainda pode ser encontrada na idade adulta nas vértebras, nos ossos da bacia e do peito, nas costelas, no crânio e nas extremidades dos ossos longos de pernas e braços. A medula amarela, cuja principal função é armazenar gordura, está presente nas cavidades centrais dos ossos longos e em ossos esponjosos ou cartilaginosos.

As células reticulares da medula vermelha -- eritroblastos, mieloblastos e megacariócitos -- formam vários tipos de células sangüíneas, que se precipitam nos sinusóides, veias de paredes finas localizadas no interior de canais existentes nos ossos. No homem, as células sangüíneas e plaquetas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com