TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Anbiente

Casos: Meio Anbiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

UNIDADE DE PASSO FUNDO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA PROCESSOS GERENCIAIS

DULCE VERIDIANA NECKEL RA 6724314499

JUSSARA SBALCHIERO RA 6723313728

LISANDRA DAL MAGRO RA 6723313805

VAGNER FERRÃO RA 6724314389

SUA CIDADE É A SUA CASA

Professor de Ensino a Distância:

Tutor a Distância :

PASSO FUNDO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS GERAIS 03

3 OBJETIVOS ESPECIFICOS ......................................................................................................................04

4 JUSTIFICATIVA ........................................................................................................................................04

5 MÉTODO ....................................................................................................................................................05

6 VIABILIDADE E CRONOGRAMA..........................................................................................................

6.1 VIABILIDADE .......................................................................................................................................

6.2 CRONOGRAMA ....................................................................................................................................

7 CONCLUÇÃO ...........................................................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O nosso projeto de extensão universitária visa em sua principal função o Meio Ambiente, e sua idealização partiu do grupo de forma em contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local, regional e global.

O meio ambiente passou a ser entendido, com base na Constituição Federal de 1988, em ambiente natural sendo aquele que é original, como o solo, a água, o ar, a fauna e a flora; o artificial são aqueles modificados pelo ser humano, é a área urbana em geral; o cultural é aquele valorizado por sua natura cultural; e o de trabalho que integra o conjunto de bens, instrumentos e meios com o qual o ser humano interage para exercer suas atividades laborais (FRANCO et al, 2009).

O planejamento por definição segundo Chiavenato (2011) consiste numa técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

Para atingirmos a proposta do projeto, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é necessário a formação de valores e atitudes. Sendo assim, propomos trabalhar nas Escolas Municipais e comunidades de Água Santa para instigar o incentivo à educação para o meio ambiente com o empenho de alunos e professores e estendendo a conscientização junto às suas famílias e à comunidade.

2 OBJETIVO GERAL

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.

Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

Promover a responsabilidade e a cooperação junto a comunidade para importância do meio ambiente para a qualidade de vida para a atual e das futuras gerações.

Estabelecer a harmonia entre a natureza e o homem, para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio.

3 OBJETIVO ESPECÍFICO

Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.

Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

Comparar comunidades em que a consciência ecológica é predominante com as nossas atitudes.

Introduzir práticas simples no cotidiano do aluno e sua família para a destinação correta do lixo.

Analisar o impacto das atitudes que o aluno tem em relação ao lixo.

4 JUSTIFICATIVA

O processo de globalização que vem ocorrendo desde 1980 tornou-se rápido e abrangente envolvendo o processo de comércio e transações financeiras entre os países, com algumas situações típicas, como preços mais competitivos, maior oferta de produtos, mais benefícios ao consumidor (Ribeiro, 2003). E este processo tornou as cidades grandes consumidoras de matéria e energia, gerando grandes quantidades de lixo. E apesar disso recicla muito pouco e este é um grande problema para a sociedade. Outro grande problema da população é a prática de jogar lixo pelas ruas, não se importando com a consequência dessa atitude, estes vão se acumulando no solo, nas águas, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente.

Nas últimas décadas, vem aumentando o interesse entre os pesquisadores e a sociedade de modo geral pelas questões relacionadas com o meio ambiente. Isso está levando a que sejam aprimoradas as técnicas de valoração ambiental até então existentes, como também tem proporcionado o aparecimento de novas técnicas. A tentativa de se estimar o valor corrente total dos serviços ambientais em questão tem uma série de limitações.

Primeiro, vários biomas e diversas categorias de serviços ambientais não são ainda adequadamente pesquisados e objeto de valoração econômica.

Segundo, em muitos casos os valores encontrados são baseados em levantamentos da disposição da sociedade em pagar por serviços ambientais, levantamentos esses nos quais se firmam alguns dos métodos de valoração econômica do meio ambiente. O problema nesse caso é que os cidadãos podem estar desinformados quanto à importância dos bens e serviços ambientais, e assim suas preferências não incorporam adequadamente preocupações sociais, econômicas e ecológicas, entre outras, o que pode resultar em valores inconsistentes.

5 MÉTODO

Para Levarmos os alunos a reciclarem o lixo, primeiro precisamos através de palestras e apresentações de vídeos, criarmos a consciência da importância da preservação ambiental, desmistificando esse tema que para muitos ainda é muito polêmico e mais baseado em multar do que em educar.

Com a parte teórica bem assimilada, poderemos começar a trabalhar com os alunos em oficinas de materiais recicláveis, trazendo para estas as sucatas encontradas no meio em que vivem.

Mostrar ao aluno que é possível utilizar o material reciclado no dia-a-dia, fazendo o uso na pratica do que se desenvolveu nas oficinas.

Chamar representantes de diversas comunidades de Água Santa e comparar a qualidade de vida entre as comunidades em que a consciência ecológica existe e aquelas em que o tema não é trabalhado.

Incentivar os alunos a introduzir práticas simples no cotidiano da escola e de sua família para a destinação correta do lixo, trazendo posteriormente estas experiências para a sala de aula.

Após analisar o impacto do estudo e aplicação na escola, podemos partir para uma segunda etapa, chamando para o debate os secretários e departamentos municipais de meio ambiente de nossas cidades e disponibilizarmos a estes estas experiências, para que possam aplicar em suas comunidades.

6 VIABILIDADE E CRONOGRAMA

6.1 Viabilidade

Como trabalharemos basicamente com recicláveis, trazidos pelos próprios alunos, nosso custo será basicamente zero, na primeira etapa.

Na segunda etapa pretendemos utilizar os recursos existentes nas próprias comunidades, em parceria com as prefeituras, que já dispõem de funcionários, maquinas e caminhões, fazendo com que não exista ônus a aplicação da tecnologia, podendo sim desonerar os cofres destas, visto que reciclando podem economizar com a destinação final dos resíduos.

6.2 Cronograma

Primeira Etapa Na escola Período teórico de 30 dias Período prático de 30 dias Avaliação e conclusão 15 dias

Segunda Etapa Nas comunidades

(cidade) Período teórico de 30 dias Período prático de 90 dias (podendo ser prorrogado) Uma avaliação mensal dos resultados.

7 CONCLUSÃO

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.

O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs.

A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.

Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar, aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.

Implicações Éticas

Vamos agir em sociedade como agimos em nossa casa, se não jogamos lixo no chão de casa, porque jogá-lo na rua, se não bebemos água com lixo, por que jogar lixo na água?

Conscientização é o primeiro passo para um futuro melhor onde o homem e a natureza possam vivem em harmonia em seu meio ambiente.

Quem ama não fere, então se ensinarmos o ser humano a gostar da natureza, nada mais precisaremos fazer e nada que se faça para preservá-la, ferira o cidadão.

O resultado do esforço individual será um meio ambiente melhor para todos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRANCO, Decio Henrique. RODRIGUES, Edna de Almeida. CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gestão. Campinas. São Paulo, Ed. Alínea, 2009.

CHIAVENATO, Idelberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro, Ed. Eslsevier, 2011.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. São Paulo, Editora Savaira, 2003.

FONTE: PREFEITURA M. DE ÁGUA SANTA/RS

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »