TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmatica

Tese: Membrana Plasmatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

MEMBRANA PLASMATICA : Agrupamento Não Covalente, possui Proteínas 20 a 70%, Lipideos 20 a 40% e o restante carboidratos aderidos a ela... Formada por 01 Bicamada Lipidica com proteínas inseridas ...Estrutura capaz de selecionar subs. que entram e saem das células devido: propried. químicas e físicas das subs. transportadas; temperatura em que a cel. se encontra; concentrações intra e extra cel. ; gradiente químico ou eletroquímico da subs. transportada ... FUNÇOES: Separa o meio intra do meio extra; Forma barreiras seletivas permeáveis; Respons.pelo transporte de moléculas; Sensibilidade ao ambiente (reação/resposta), sinalização (proteína de membrana); Envolvida no processo de conversão de energia, fotossíntese e fosforilação oxidativa; Sintese ATP; Adesão Celular ... ASSIMETRIA: Estruturalmente e funcionalmente assimétricas; 2 a 10% de proteínas na Eucarionte; Membrana esta em todas as estruturas da cel... PROTEINAS DA MP : Formadas de aminoácidos, a cada 3 trincas de base nitrogenada, forma-se a leitura de 1 proteina ... PROTEINAS INTEGRAIS OU INTRINSECAS :Gde maioria glicoproteínas; complexos proteicos com múltiplas subunidades; Canais receptoras e tranasportadoras (ATP macromoléculas) .... PROTEINAS PERIFERICAS :intra e extra cel. ... Não penetram na bicamada Fosfolipidica; Não são covalentemente ligadas a composição da membrana ; Adesão; Sinalizadoras ... PROTEINAS RECEPTORAS :So recebe o sinal , não passa para o meio intra cel...FUNÇOES DA PROT.Enzimas (atuam na quebra de subs); Receptoras (so recebem o sinal); Transportadoras (gasta ATP ou não); Comunicação (sincronizadas, se comunicam através dos canais de prot. Entre as cel.; Adesão (ligadas ao sitio esqueleto)... LIPIDEOS: Saturados : Menor permeabilidade, impede a passagem ... Insaturados : Maior permeabilidade ... 3 classes de Lipideos da Membrana : Fosfolipideo, Glicolipideo e Colesterol ... Susbstancias: LipossolúvelSol em agua, gordura) ...Hidrossoluvel (Sol em agua, usa as prot da membrana, glicose, aminoácido) ...Colesterol : 1. Esteroide-hormonio, 2. Ambos os lados da Bicamada, 3. Anfifilico (parte Polar da Mol.) TRANSPORTE PASSIVO :Difusão Simples: Fluxo a favor do gradiente; Processo espontâneo, Não há gasto ATP, Solutos Lipossoluveis passam pela Bicamada Lipidica ... Difusão por Osmose: Fluxo através da Membrana SemiPermeavel depende da Permeabilidade qto a Solução Isotonica (sol e meio iguais) ,Hipertônica(Cel perde agua, diminui o vol) e Hipotonica(cel aumenta o volume, ocorre a Lise celular-ruptura)

Transporte Mediado :Difusão Facilitada: Macromoleculas : Acucares e Aminoacidos, muito lenta, Ocorrem a favor do gradiente eletroquímico ... Classificação:Uniporte: simples de um único soluto de um lado da membrana ....Contransporte: Participação de 2 solutos , se forem na mesma direção SIMPORTE, sentido contrario ANTIPORTE.

TRANSPORTE ATIVO: Ocorre na ausência ou contra o gradiente químico ou eletroquímico; Requer gasto de ATP pela cel ; Vai do menor para o maior soluto; Utiliza as bombas de Na e K ... POTENCIAL DE MEMBRANA DE REPOUSO: Caracteristicas de todas cel vivas; Condição Necessaria para a Cel exercer suas funções especificas no organismo; Cargas + se acumulam fora e cargas – dentro da membrana, essas cargas são originadas a partir do mov de ions pelos canais iônicos e responsáveis pela diferença de potencial elétrico, denominado POTENCIAL DE REPOUSO DA MEMBRANA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com