TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolização De Drogas

Casos: Metabolização De Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP - FACISAS

(UNIC SINOP AEROPORTO)

JANAIO ESCOBAR

METABOLIZAÇÃO DE DROGAS

FACISAS - MT

2014.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE SINOP - FACISAS

(UNIC SINOP AEROPORTO)

JANAIO ESCOBAR

METABOLIZAÇÃO DE DROGAS

Trabalho apresentado, como pré-requisito de aprovação Prova Parcial II Metabolização de Drogas da disciplina de Farmacologia do curso de Enfermagem, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop, Unic Sinop Aeroporto, orientada pelo Professor Esp. Fabrício Moreira Costa.

FACISAS - MT

2014.

INTRODUÇÃO

Sempre um fármaco vai passar por uma etapa de absorção, distribuição, ação, metabolização e eliminação. E quando falamos em fármacos para o nosso organismo a maior fração deles são xenobióticos, ou seja, são produtos que não fazem parte de nosso metabolismo ou são componentes nutricionais. Então o organismo vai fazer de tudo para poder eliminar estes constituintes, e um fármaco de modo geral é metabolizado no fígado, por este órgão ter várias enzimas que são capazes de aumentar a hidrofilicidade de um fármaco, pois para este ser eliminado, precisa estar bem hidrossolúvel, por que ele é eliminado através dos rins onde é filtrado e vai direto para a urina.

Temos duas fases de metabolização de um fármaco, fase I e fase II, a fase I corresponde a uma fase de reação de oxidação, vai se oxida a algum agrupamento funcional do fármaco em questão. A segunda fase é uma reação de conjugação.

METABOLISMO DE FÁRMACOS

Nem sempre todos os fármacos passam pelas duas fases de metabolização. Alguns vão direto para a fase II de metabolização, e alguns fármacos, por serem extremamente hidrossolúveis, são eliminados diretamente sem a necessidade de metabolização, porém mesmo alguns fármacos sendo hidrofílicos, os mesmos passam pelo metabolismo de fase I para serem inativados. Então assim temos já a noção porque os fármacos têm de ser metabolizados, primeiramente para serem inativados, pararem de fazer o seu efeito biológico e segundo para ser eliminado, então este é o mecanismo geral pela qual os fármacos são metabolizados.

OXIDAÇÃO – FASE I

As principais enzimas metabolizadoras de fármacos de fase I pertencem a família do citocromo P450.

Nós temos o nosso hepatócito que é a célula do fígado, o núcleo do hepatócito e o retículo endoplasmático liso dos hepatócitos, é no retículo endoplasmático liso que ficam as enzimas citocromo P450 que também podem ser chamadas de CYP,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com