TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Canguro

Resenha: Metodo Canguro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, as infecções perinatais (problemas respiratórios, asfixia ao nascer e infecções perinatais mais comuns em crianças prematuras e de baixo peso) representam a primeira causa de mortalidade infantil. Além disso, muitos bebês que nascem antes do tempo (pré-termos) são acometidos de distúrbios metabólicos e dificuldades em alimentar-se e regular a temperatura.

Anteriormente, os recém-nascidos pré-termos eram mantidos durante vários dias nas incubadoras, até alcançarem 2 Kg de peso. A partir do método canguru, passam a ter contato direto com a mãe desde o momento em que apresentem condições clínicas. Com o desenvolvimento do recém-nascido e a partir de 1,250 kg, o contato pele a pele é iniciado e o bebê permanece junto à mãe, como se estivesse em uma bolsa semelhante a de um canguru.

"Método Canguru" é uma forma de contato pele a pele entre a mãe e o bebê prematuro. A criança, vestindo apenas uma fralda, é colocada em contato com o corpo da mãe na posição vertical, durante o tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Para firmar a criança de uma maneira confortável contra o peito materno, é colocada uma faixa imitando a bolsa do animal.

Embora o contato pele a pele com a mãe seja mais adequado, devido a aproximação com o peito materno, o método também deve ser praticado pelo pai da criança e por familiares. O método incentiva o aleitamento materno, como também o contato e a troca de afetividade entre pais e bebês. Além disso, diminui o risco das infecções hospitalares.

Todo o processo implica em humanização do atendimento, capacitação técnica da equipe de saúde no atendimento ao recém-nascido de baixo peso, tendência irreversível nas práticas médicas mais modernas, e sua adoção exige apenas informação e treinamento.

 Benefícios do Método Canguru

- aumenta o vínculo mãe-filho,

- melhora o desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo do recém-nascido de baixo peso/prematuro,

- favorece o aleitamento materno,

- permite controle térmico adequado,

- favorece estimulação sensorial adequada,

- contribui para redução do risco de infecção hospitalar,

- reduz o estresse e a dor nos bebês,

- maior confiança dos pais no manuseio do bebê,

- contribui para otimização dos leitos de UTI.

O Método Canguru não substitui as condutas e/ou tratamentos terapêuticos, pois todo problema de saúde precisa de um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Este contribui no processo de recuperação da saúde e na melhoria da qualidade de vida do recém-nascido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com